Publicidade

Erechim

Juiz esclarece sobre uso da biometria na identificação do eleitor

Magistrado reitera que eleitor pode e deve confiar nos mecanismos - humanos e tecnológicos -dispostos pela Justiça Eleitoral

Juiz Alexandre Renner
Por Antonio Grzybowski
Foto Antonio Grzybowski

O juiz Alexandre Kotlinsky Renner, responsável pela 148ª Zona Eleitoral de Erechim, reiterou a orientação para que os eleitores confiem em todos os mecanismos - humanos e tecnológicos - dispostos pela Justiça Eleitoral. Em entrevista exclusiva ao Jornal Bom Dia na manhã deste domingo (7), o magistrado aproveitou para esclarecer os eleitores sobre o uso do sistema de identificação biométrico que foi implantado parcialmente para este pleito, na região.

Segundo Alexandre Kotlinsky Renner, os eleitores que realizaram o cadastro devem, prioritariamente, usar a biometria na identificação pessoal na respectiva seção eleitoral. Nos caos em que ocorrer falha no sistema ou erro após quatro tentativas, os mesários e presidentes de mesa estão treinados para proceder a identificação do eleitor pelo método convencional, ou seja, através de documento de identificação, com foto.

A Justiça Eleitoral também informou que a biometria também já está disponível para alguns eleitores que não  efetuaram o cadastro na Justiça Eleitoral. A orientação é importante, pois uma eleitora da seção eleitoral número 292, situado na Escola Estadual Sete de Setembro, no Bairro do Linho, estranhou que sua identificação já estava inserida no sistema biométrico, mesmo ainda não tendo efetuado o cadastro. Ela optou por adiar a votação e procurou o Cartório Eleitoral para tirar dúvidas. Depois, voltou e confirmou o voto no mesmo local.

Neste caso, segundo o juiz, o eleitor pode e deve confiar no sistema da Justiça Eleitoral. Os dados desta e de outros eleitores que renovaram documento de identidade em período recente, já foram transferidos para o cadastro eleitoral, por meio de parceria do poder Judiciário com os órgãos de segurança que validam estes dados.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas