Publicidade

Ensino

Acadêmicos da Uergs têm trabalhos premiados em evento científico

Pesquisas receberem reconhecimento durante o 8º Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

Acadêmicos que tiveram suas pesquisas premiadas durante o evento científico
Acadêmicos que tiveram suas pesquisas premiadas durante o evento científico
Acadêmicos que tiveram suas pesquisas premiadas durante o evento científico
Por Assessoria de Imprensa
Foto Divulgação

Cinco trabalhos de acadêmicos da unidade de Erechim receberam menção honrosa na oitava edição do Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). Ao todo, 40 acadêmicos do município participaram do evento, que foi realizado em Cachoeira do Sul nos dias 24, 25 e 26 de outubro.

O curso de Administração teve três trabalhos destaques, sendo o primeiro intitulado "As cadeias agroalimentares curtas utilizadas pelos agricultores na Região Alto Uruguai (RS)", apresentado pela discente Cibele Lucia Bombardelli, e orientado pela professora Zenicléia Angelita Deggerone. O trabalho também contou com a participação da discente Anaclara Aparecida Strapasson e dos colaboradores Douglas Cenci e Sérgio Schneider. A pesquisa premiada na sessão temática de desenvolvimento rural, teve por objetivo apresentar as cadeias agroalimentares curtas utilizadas pelos agricultores para a comercialização de alimentos na região Alto Uruguai.

O segundo trabalho premiado apresentado pela discente Taise Pasa. Também orientado pela professora Zenicléia, a pesquisa intitulada "A extensão universitária e a multiplicação de conhecimentos na região Alto Uruguai (RS)" apresentou os resultados do projeto de extensão que buscou capacitar agricultoras familiares para aturem como multiplicadoras de informações e conhecimentos no meio rural. Este projeto é desenvolvido em parceria com o Sindicato Unificado dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Alto Uruguai (Sutraf-AU).

O terceiro trabalho premiado "Determinação do estoque de segurança do medicamento hidrocloratiazida: uma aplicação do Sistema de Revisão Periódica no Serviço de Assistência Farmacêutica do Sistema Único de Saúde de um município da Região Norte do Rio Grande do Sul" foi apresentado pela discente Emilly V. Alves. A pesquisa foi orientada pelo professor Carlos Alberto Frantz dos Santos e também contou com a participação das discentes Taise Pasa, Cássia V. Ceccon e Gislaine Cardoso.

Já o curso de Gestão Ambiental teve dois trabalhos que receberam menção honrosa sendo "A importância das plantas medicinais e relógio biológico do corpo humano" apresentado pela discente Suelen Daiana Lucas, e orientado pela professora Saionara Eliane Salomoni. A pesquisa também contou com a participação dos discentes Jorge Kosinski e André Botafogo e dos docentes Franclin Ferreira Wenceslau, Roberto Serena Fontanelli e Neusa Andreolla. O objetivo do trabalho foi incentivar o uso das plantas medicinais ampliando o conhecimento dos acadêmicos e da população em geral, tanto no campo empírico, como no campo científico da reprodução de práticas populares. 

O segundo trabalho premiado foi "Identidade e Memória Indígena: uma perspectiva de resgate histórico-social no Alto Uruguai (Corede Norte), que foi apresentado pelo discente Ismael Pereira da Silva e orientado pela professora Thaís Janaina Wenczenovicz. O trabalho é decorrente de um projeto de extensão, que buscou analisar as práticas e experiências sobre ótica dos processos organizacionais e socioestruturais das mulheres indígenas na região do Corede Norte.

 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas