Publicidade

Ensino

Acadêmicos de Enfermagem da URI desenvolvem habilidades de socorro

As atividades foram desenvolvidas na disciplina de Enfermagem em Primeiros Socorros

Atendimento pré-hospitalar de qualidade é fundamental para não agravar lesões ou gerar agravos
Por Assessoria de Imprensa
Foto Divulgação

Os acadêmicos do primeiro ano do curso de Enfermagem da URI Erechim participaram de atividades como forma de desenvolver habilidades para a prestação de socorro no suporte básico e avançado de vida, além de conhecer as condições reais e os equipamentos necessários para oferecer suporte à vida. As atividades foram desenvolvidas na disciplina de Enfermagem em Primeiros Socorros, ministrada pelo professor Irany Denti.

O atendimento pré-hospitalar é o conjunto de medidas e procedimentos técnicos que objetivam o suporte de vida às vítimas. Pode ser básico ou avançado e visa não agravar lesões já existentes ou gerar agravos antes da chegada de equipes qualificadas como o SAMU ou a chegada ao hospital.

O grupo utilizou uma ambulância UTI equipada com macas, ventilador mecânico, desfibrilador-cardioversor, medicamentos, equipamentos de diversos tamanhos para imobilização de membros inferiores e superiores, colar cervical para imobilização de coluna cervical e prancha rígida (equipada com cinto aranha tamanho adulto, coxins e correias para imobilização).

De acordo com o professor, “foi notável o interesse dos acadêmicos em participar das situações criadas, vindo ao encontro das prerrogativas pedagógicas contemporâneas direcionadas para a inovação com a possibilidade da inclusão de todos os acadêmicos da turma na organização das ações. Também é perceptível o investimento necessário em materiais e equipamentos, além da formação de profissionais habilitados envolvidos com o Atendimento Pré-Hospitalar. Ficou evidente o nível de exigências técnicas necessárias para a prestação de socorro e o engajamento dos acadêmicos nestas atividades educativas, demonstrando criatividade e que levaram a compreensão do objeto a ser aprendido”, salientou.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas