0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Ensino

Escola Dom Pedro II inaugura seu marco do centenário

Marco centenário da Escola Dom Pedro II
Escola Dom Pedro II
Por Assessoria de Imprensa
Foto Divulgação

Com a presença do prefeito Luiz Francisco Schmidt, do Chefe de Gabinete Roberto Fabiani, dos secretários de Educação, Vanir Bombardelli e Planejamento, José Camargo, alunos, pais, professores e direção, a Escola Municipal de Educação Fundamental Dom Pedro II realizou, na manhã desta sexta-feira (9), a inauguração do Marco do Centenário, dentro das programações dos 100 anos do município.

Na oportunidade, a diretora Taís Albiero Amaral destacou que, a escola, atendendo ao projeto da Secretaria Municipal de Educação, desenvolveu o projeto. “O Castelinho, construído em madeira, entre 1912 e 1915, que serviu para abrigar a Comissão de Terras do Estado, foi órgão que projetou e demarcou ruas e avenidas, lotes urbanos e rurais de Erechim, possui arquitetura característica e hoje é atrativo de nossa cidade”.

Pelo seu significado histórico, juntamente com a Praça da Bandeira, Rótula Central do projeto viário desenvolvido por Carlos Torres Gonçalves, serviram de inspiração para a construção do Marco.

Desta forma, estudantes da escola, em parceria com o curso de Arquitetura da URI, desenvolveram um estudo e a construção de uma maquete observando escalas e proporções, reproduzindo então o cenário presente no centro de Erechim.

Taís pontuou que, para a inauguração do Marco, professores, funcionários e estudantes, baseados no Trabalho de Pesquisa da professora Raquel Dallagnol, desenvolveram o Caminho do Centenário, uma atividade temático interativa, onde todos são convidados a perpassarem por nossa história, tendo contato com os principais pontos de sua formação, concluindo o percurso na Erechim dos dias atuais e no encontro com o Marco do centenário.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas