Publicidade

Ensino

Médico abre a SIPAT e alerta sobre as doenças vasculares

SIPAT foi aberta com a palestra do médico Cezar Assoni

SIPAT foi aberta com a palestra do médico Cezar Assoni
Por Assessoria de Imprensa
Foto Divulgação

Com a palestra sobre o tratamento e a prevenção de doenças vasculares, realizada pelo médico Cezar Assoni, foi aberta na segunda-feira, 19, às 14h, a programação da XVI SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) da URI.  

Assoni destacou principalmente a insuficiência venosa crônica (IVC), as chamadas varizes, que são uma preocupação para mulheres e também os homens.  Segundo o médico, “ficar muito tempo em pé ou mesmo sentado pode provocar o surgimento de varizes. Por isso, a melhor prevenção é realizar caminhadas, mesmo curtas, durante o trabalho, que contribuem para o retardamento dessas situações”. Lembrou, no entanto, que o exercício físico regular é a melhor alternativa. E deixou um recado principalmente aos fumantes. “O cigarro contribui para o entupimento das veias e, consequentemente, o agravamento da doença que causa dor, inchaço e queimação”, alertou.

O palestrante lembrou, ainda, que a realização de exames periódicos pode contribuir para o não agravamento da doença. “Hoje, existe um grande número de remédios que podem ajudar no tratamento, mas nunca devemos esquecer que uma dieta alimentar evitando a gordura, cigarro e bebida de álcool, aliada ao exercício físico, é a melhor alternativa na prevenção dessa doença”, finalizou.

A SIPAT da URI, que está mobilizando professores e funcionários, tem seguimento até terça-feira, 27, com novas palestras que estão sendo realizadas no Anfiteatro. Nesta quinta-feira, 22, também está prevista a realização da tradicional Tenda da Saúde, onde alunos e professores dos Cursos de Farmácia, Nutrição, Enfermagem, Fisioterapia e do Técnico em Enfermagem estarão realizando uma série de ações preventivas.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas