0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Erechim

A importância das pranchetas do IAB para preservação da história de Erechim

A Rua Modelo na Rua Torres Gonçalves é um dos projetos feito por arquitetos de Erechim
Por Rodrigo Finardi
Foto Imagem divulgação

Na última sexta-feira, 11, escrevi um tópico na coluna sobre a Rua Modelo em Erechim com o título “Projeto em Stand By”, já que seu lançamento ocorreu há vários anos e não se vê falar mais desta bela iniciativa para revitalizar o centro da cidade.

O e-mail

Sobre o assunto recebi e-mail do Arquiteto Arthur Peruzzo do IAB – Instituto de Arquitetos do Brasil, Núcleo Professor Arquiteto Albano Wolkmer.

Por justiça deve ser revisado

Para Peruzzo a referência à Rua Modelo a ser implantada na Rua Torres Gonçalves, quadra central, como parte do Projeto de Revitalização, do centro de Erechim teve a dinâmica e a liderança da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Erechim para capitanear e apresentar o projeto, com contínuas ações a favor da cidade: “Peço licença para acrescer algo que por justiça deve ser revisitado”, reforça Peruzzo.

O conceito e o desenvolvimento

Segundo o Arquiteto o projeto “nasceu nas pranchetas do IAB. Um grupo de arquitetos de Erechim que conceituou e desenvolveu-o (Rua Modelo), assim como outros projetos que visam criar nova visão da área central de Erechim”.  Cita como exemplo a Avenida Maurício Cardoso, nas três quadra centrais “com seu lindo chafariz (restaurado) e o prédio da prefeitura municipal”, comenta.

Comprometimento continuado

Para ele, quase nunca o núcleo é citado como origem destas ações “o que de certo modo, desmerece o seu comprometimento continuado com a valorização e preservação da Arquitetura e dos espaços urbanos e a sua entrega aos cidadãos - em última análise, o melhor e único destino que lhes podemos atribuir”, finaliza Peruzzo.

Intervenção do poder público

Extremamente oportuna a colocação do Arquiteto e o papel que o IAB representa na preservação de nosso patrimônio histórico. E da própria CDL em estar presente nesses ações. O que é necessário agora é uma intervenção maior do setor público para colocar em prática tantas grandes ideias. Que saiam mais e mais das pranchetas e se materializem para todos vislumbrarem.

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas