0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Erechim

Festival de Dança visa estimular a cultura em Erechim

Evento inicia no dia 11 de junho e será sediado no Centro Cultural 25 de Julho
Diretor municipal de Cultura e Turismo, Neidmar Alves
Por Amanda Mendes
Foto Divulgação/Amanda Mendes

Um dos primeiros passos para o incentivo à prática da dança em Erechim. Com esse objetivo, a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo lançou o Festival de Dança, para intensificar a difusão cultural e a valorização de artistas, bem como, oportunizar espaços de arte e lazer à população. O evento ocorrerá em junho, contudo, as inscrições já iniciaram e devem ser realizadas por meio do site da prefeitura. 
De acordo com o diretor de Cultura e Turismo, Neidmar Alves, neste ano, "poderão participar qualquer grupo ou bailarino na condição de amador ou profissional, ligados a academias, escolas de dança ou independentes", pontuou em entrevista ao Jornal Bom Dia, citando ainda, que as inscrições devem abranger todo o território nacional, bem como, pessoas de outros países. "Desta forma, vamos oportunizar a troca de experiências, intercâmbio e a retomada de inúmeros movimentos culturais em nossa cidade", destacou. 
A programação será extensa e desenvolvida em seis dias, com "apresentação de coreografias e atividades de dança, fomentando a produção artística e o surgimento de novos talentos", pontuou Alves. O plano é tornar o festival algo tradicional no municipal e a "cada edição será criado um regulamento para definir as atividades, que podem envolver mostras competitivas com premiação em dinheiro, troféus e certificados, bem como, apresentações de espetáculos, oficinas, debates, intervenções junto à comunidade e outras tantas ações que poderão surgir a cada novo ano", ressaltou o diretor.
Esta já é a segunda edição do festival e os participantes serão premiados com troféus e certificado. Haverá ainda, as seleções dos destaques, por exemplo, melhor bailarino, coreografia e grupo. De acordo com o diretor, os prêmios serão em dinheiro, seguindo o padrão de festivais que acontecem em todo o País.
Para auxiliar a realização do evento, o órgão municipal garante que terá subsídio de alimentação e hospedagem por meio de licitação pública na modalidade. Já a avaliação dos premiados será desenvolvida por membros do Instituto Estadual de Artes Cênicas (Ieacen/RS) e da Associação Gaúcha de Dança (Asgadan). 
Para o secretário adjunto da secretária, Carlos Lemos, a ação deverá impulsionar ainda, outros setores, tais como a rede hoteleira, restaurantes, comércio e o setor de prestação de serviços. Desta forma, Lemos acredita que deve estimular o desenvolvimento regional, além de "promover conhecimento, lazer e socialização, estaremos incentivando o turismo", argumentou.
As inscrições são gratuitas e prosseguem até o dia 7 de maio. Pode participar qualquer pessoa acima de seis anos de idade, observando as modalidades por faixa etária. 
O início do festival está previsto para o dia 11 de junho e encerra no domingo, dia 16 do mesmo mês. As atividades serão desenvolvidas no Centro Cultural 25 de Julho. 

 

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas