0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Ensino

UFFS sedia seminário internacional sobre inclusão nas universidades

Pesquisadores de diferentes países estarão em Erechim no mês de junho. Inscrições para ouvintes já estão abertas

UFFS
Por Assessoria de Imprensa
Foto Divulgação

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim sediará, de 10 a 13 de junho, um seminário internacional sobre inclusão de indígenas, afrodescendentes, pessoas com deficiência, imigrantes e setores populares nas universidades. O evento servirá também para a definição de novas metas para ações afirmativas de inclusão e permanência nas Instituições de Ensino Superior (IES). Entre os participantes, estão pesquisadores da Argentina e de Portugal.

Serão apresentados os resultados de estudos realizados por diferentes universidades do Brasil e do exterior, referentes aos avanços conquistados pelos vários países em relação às políticas de inclusão de grupos historicamente excluídos do Ensino Superior.

A inscrição para o evento (ouvintes) está aberta até o dia 31 de maio, por meio do site https://www.uffs.edu.br/formularios/eventos/seminario-internacional-inclusao.

A programação inclui o lançamento de dois livros, com organização de pesquisadores como a professora Adriana Loss, da UFFS. A docente é uma das responsáveis pelo projeto “Centro de Formação de Professores (CEFORP) – Estudos sobre interculturalidade na universidade”, que conta com a parceria da Universidad Nacional de Missiones (UNaM) e da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). O projeto, que recebeu recursos da SECADI/CAPES através do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento, resultou também em ações de mobilidade acadêmica para universitários da UFFS.

 

Programação do evento

10 de junho

8h30 – Momento Cultural/Mesa de Abertura/Apresentação do projeto pelos coordenadores – breve contextualização e lançamento das obras Volume I e Volume II.

10h às 12h – Conferência “A inclusão da população indígena”, com a antropóloga social Ana Gorosito Kramer (UNaM – Posadas/Argentina). Moderadora: Lísia Regina Ferreira (UFFS).

13h30 – Palestra “Desafios da inclusão no Ensino Superior” - Trabalhos desenvolvidos pela Unioeste. Moderadora: Katia Aparecida Seganfredo (UFFS).

19h30 – Palestra “Inclusão no Ensino Superior”, com Pablo Daniel Vain (UNaM – Posadas/Argentina).

11 de junho

9h às 11h30 – Apresentação dos resultados das investigações do grupo de investigadores da Argentina. Coordenação da mesa: Pablo Daniel Vain.

13h30 às 17h – Apresentação dos resultados das investigações do grupo de investigadores do Brasil (UPF / Unioeste / UFFS). Coordenação da mesa: UPF, Unioeste e UFFS.

19h – Painel “As vozes dos sujeitos: indígenas, haitianos, camponeses (UFFS) e deficientes (Unioeste)” - Relato dos bolsistas de intercâmbio. Coordenação: Solange Todero Von Onçay (UFFS).

 

12 de junho

9h às 11h30 – Apresentação dos resultados das investigações do grupo de investigadores do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

13h30 às 16h – Análise da prof. Ana Gorosito Kramer (UNaM – Posadas/Argentina) das investigações e apresentações realizadas.

16h30 às 19h – Discussão e avaliação dos resultados; definição de metas para ações afirmativas de inclusão e permanência nas IES.

20h – Jantar de confraternização (por adesão).

 

13 de junho

19h – Lançamento do livro “Vygotsky: Imaginação e criação na infância” e palestra com Zoia Prestes (UFF).

Publicidade

Blog dos Colunistas