21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Ensino

Marista Medianeira: Por uma visão integral da tecnologia na educação

teste
“Através da plataforma Matific, os estudantes constroem habilidades matemáticas de forma atrativa e
Por Assessoria de Comunicação
Foto Divulgação

Os avanços tecnológicos da última década mudaram a forma pela qual nos relacionamos. As possibilidades cada vez maiores proporcionadas pelos dispositivos móveis e outros gadgets faz com que o analógico e o digital coexistam, no que o autor, publicitário e empreendedor Walter Longo chama de Era do Pós-Digital. Segundo ele, a presença desse tipo de tecnologia é tão constante no nosso dia a dia que, na maior parte do tempo, não notamos que ela está lá. Assim como a eletricidade, só percebemos a sua existência quando falta.

Consequentemente, o hibridismo das culturas digital e analógica amplia as oportunidades de aprendizagem. “É necessário ver esses avanços de uma perspectiva não só comunicacional, mas também pedagógica”, afirma o Supervisor de Tecnologias Educacionais dos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista, Ederson Locatelli.  “A tecnologia muda a nossa forma de ser e estar no mundo, e amplia a capacidade humana de criar e co-criar”, define. Os estudantes maristas são incentivados a construir novos conhecimentos por meio de projetos como robótica, pensamento computacional, gamificação e realidade aumentada. A partir dessas atividades, experienciam princípios que são importantes ao longo de toda a vida, desenvolvendo autonomia, raciocínio lógico e o protagonismo.

Locatelli ressalta que a dosagem do uso das tecnologias digitais por crianças e adolescentes também faz parte do processo educativo. “De forma concomitante, trabalhamos junto aos estudantes o exercício da cidadania no contexto da cibercultura, que é a sobreposição dos movimentos sociais (pessoas) com a cibernética (tecnologia) ”, pontua. 

 

Aportes para compartilhar conhecimentos

A tecnologia é um importante aporte pedagógico do Colégio Marista Medianeira. Nos Anos Iniciais, os recursos tecnológicos potencializam o gosto pela leitura e pela construção de conceitos matemáticos, a partir da utilização das plataformas Elefante Letrado e Matific. Na plataforma de leitura Elefante Letrado, os estudantes têm acesso a uma biblioteca digital, contemplando diferentes gêneros textuais, com acompanhamento no desenvolvimento da competência leitora. Na plataforma Matific, diversos jogos interativos oportunizam aos estudantes o desenvolvimento de habilidades como raciocinar, representar, analisar, comunicar e argumentar matematicamente.

Nos Anos Finais, também há a utilização de uma plataforma de leitura digital, a Árvore de Livros, em que os estudantes possuem acesso a um vasto acervo literário e na qual realizam leituras tanto vinculadas aos conteúdos/propostas dos educadores em sala de aula, como em outros momentos fora da escola. Os estudantes e educadores também possuem acesso ao ambiente Marista Virtual 3.0, que é uma fermenta virtual que complementa o trabalho pedagógico do professor, organizada de acordo com as competências e habilidades de cada nível de ensino. No Marista Virtual 3.0, os estudantes possuem acesso aos materiais utilizados pelos professores em aula, como textos, slides, vídeos, materiais complementares, atividades de revisão, e podem acessar quando e onde quiserem. A questão da sustentabilidade também está presente quando olhamos para este ambiente virtual, pois permite que os estudantes insiram seus trabalhos diretamente na ferramenta, de forma online, sem a necessidade de entregar os trabalhos impressos aos professores. Todavia, os educadores sempre buscam preservar a utilização conjunta dos livros e dos materiais físicos adquiridos pelos estudantes.

Os professores dos Anos Finais também utilizam IPads durante as aulas, que permitem o espelhamento da tela com o conteúdo que está sendo trabalhado, realizando sua projeção na lousa ou na parede da sala de aula, tornando o ambiente ainda mais interativo. O uso do celular também pode estar vinculado a situações de aprendizagem, ou seja, em alguns momentos, ele pode ser utilizado como uma ferramenta de pesquisas online direcionadas, não sendo permitido o seu uso sem nenhuma intencionalidade. Nas Atividades Extraclasse, os estudantes também desenvolvem projetos dentro da Robótica Educacional, ligados diretamente à tecnologia, como o recente trabalho realizado com Drones Autônomos, equipados com câmeras que reconhecem o espaço e objetos e que desenvolvem um percurso de deslocamento seguro, podendo ser utilizados para auxiliar na solução de problemas reais.

Conforme a professora do 5º ano do Ensino Fundamental, Sandra Pogorzelski, a tecnologia faz parte do cotidiano dos estudantes e por isso é importante unir esse recurso com as atividades pedagógicas. “Através do uso da tecnologia em sala de aula, os estudantes tornam-se protagonistas da sua aprendizagem, sentem-se motivados e desafiados a buscar e ampliar os conceitos trabalhados garantindo assim, o desenvolvimento das habilidades e competências previstas nas áreas do conhecimento”, explica.

Publicidade

Blog dos Colunistas

;