A partir desse ano as estruturas da educação infantil e do ensino fundamental vão mudar. Isso porquê a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) começa a ser implementada no calendário letivo de 2020, para esses níveis de ensino.
Além disso, outra novidade é a inserção do Referencial Curricular Gaúcho (RCG), que junto à BNCC, busca reduzir as desigualdades de aprendizagem e proporcionar as competências essenciais à trajetória escolar. Essa é a opinião da assessora do ensino fundamental, da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Marilene Bertochi Schafer.
Algumas alterações são bem pontuais, como o fim do ensino fundamental globalizado nas séries iniciais (do 1ª ao 5ª ano). Com a nova diretriz, essas séries passarão a contar com três profissionais: um de Educação Física, o professor como regente da turma e outro que conduzirá a dimensão de “Produções Interativas”. “Esse componente surgiu de solicitações dos professores, para que se possa trabalhar especificamente as habilidades propostas pela BNCC de maneira lúdica e dinâmica, tais como a leitura, escrita e interpretação”, contou a assessora à reportagem do Jornal Bom Dia.
Já para o ensino fundamental 2 (que representa as séries finais), o destaque é para o “Projeto de Vida”. “Nesse espaço, os estudantes serão estimulados ao protagonismo juvenil e ao autoconhecimento”, acrescentou Marilene.
No entanto, a assessora ressalta que a BNCC não é um novo currículo. “Sabemos que a Base é um documento técnico, que define as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo da educação básica, sendo assim, ela não determina conteúdos padronizados, e sim apresenta caminhos para garantir direitos iguais de aprendizagem. Com isso, podemos adaptar cada competência para a realidade da instituição de ensino, por meio do Projeto Político Pedagógico (PPP) de cada escola”.
Como as escolas da 15ª CRE estão se preparando
De acordo com Marilene, a principal tarefa é adequar o currículo escolar às diretrizes da BNCC e assessorar os professores. “As escolas de abrangência da 15ª CRE contam com profissionais muito capacitados e que constantemente estão buscando se aprimorar, por meio de formações continuadas. Ainda, é necessário estar sempre avaliando os saberes e atividades docentes, pois a implementação será um processo, por isso, a CRE e a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) estão à disposição para prestar todo apoio que as escolas precisarem”.
Com relação a estrutura física, a assessora afirma que as escolas estão bem equipadas. “Nossas equipes diretivas, que são os verdadeiros gestores, têm feito o possível para manter os ambientes favoráveis à aprendizagem, bem como, sempre que precisam contam com a possibilidade de aquisição dos materiais necessários”, complementou.
Sobre a BNCC e o RCG
A BNCC apresenta uma série de competências e habilidades que deverão ser desenvolvidas com os estudantes. No total, são 10 competências: conhecimento; pensamento científico, crítico e criativo; repertório cultural; comunicação; cultura digital; trabalho e projeto de vida; argumentação; autoconhecimento e autocuidado; empatia e cooperação; e responsabilidade e cidadania.
“O RCG está elaborado de acordo com a BNCC, ambos possuem como objetivo garantir as aprendizagens de forma igualitária e integral. Está pautado no direito que o aluno tem de aprender como protagonista do processo, portanto, aumenta-se a participação, mediação e interatividade”, concluiu Marilene.