18°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Ensino

Reitor da URI detalha como será o retorno das atividades

Arnaldo Nogaro concedeu entrevista à TV Bom Dia, explicando os protocolos para retomada das aulas

Reitor da URI, Arnaldo Nogaro concedeu entrevista à TV Bom Dia
Por Amanda Mendes
Foto Divulgação

O retorno das atividades presenciais na educação gaúcha está próximo. A retomada, que será gradual, inicia na segunda-feira (15), com as atividades práticas essenciais no ensino superior, pós-graduação e ensino técnico subsequente, além da volta de cursos livres.
Para falar um pouco do retorno na Universidade Regional Integrada (URI) – campus Erechim, a TV Bom Dia entrevistou o reitor da Instituição, Arnaldo Nogaro, na última quinta-feira (4).
Na oportunidade, Nogaro afirmou que a URI está trabalhando com dois calendários acadêmicos, um destinado às disciplinas teóricas e outro para o desenvolvimento de atividades práticas.
“Estamos acompanhando o cenário no Rio Grande do Sul e até de outras universidades brasileiras. Com isso, optamos por ter dois calendários, um dedicado às disciplinas teóricas, que estamos conseguindo desenvolver tranquilamente no sistema de ensino remoto, inclusive com previsão de concluir ele na data planejada. O segundo calendário é para a execução de atividades práticas”, pontuou o reitor.
Nogaro explicou, ainda, que as disciplinas dos cursos de graduação e pós-graduação da URI são divididas em: teóricas, práticas e teórico-práticas. “No que se refere a essa última, a parte teórica está sendo desenvolvida e algumas práticas estão sendo feitas de maneira simulada. Contudo, têm algumas disciplinas, puramente práticas, que demandam estrutura de laboratórios e, agora, com o retorno liberado, serão retomadas essas atividades na Universidade”.
A principal preocupação é com os alunos que estão mais próximos de concluir os cursos. “A matriz deles possuem mais disciplinas práticas e elas precisam ser executadas em outros espaços, e não na Universidade. Por isso, o retorno das atividades será feito apenas nos locais onde é possível desenvolvê-las, com segurança”, acrescentou o reitor.
Nogaro, afirmou também que a Universidade já possui um protocolo de segurança formulado para os acadêmicos que retornarão. “As aulas teóricas e da Escola de Educação Básica da URI irão permanecer no sistema de ensino remoto. Neste primeiro momento, vamos priorizar o retorno presencial para aqueles que estão no último semestre dos cursos”.
A entrevista completa está disponível no site do Jornal Bom Dia e nas páginas em redes sociais: Facebook e Youtube.
 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas