14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Estado

Definição de cores de bandeiras deve ser compartilhada com municípios

Eduardo Leite: “queremos que os protocolos tenham mais participação das associações dos municípios”
Por Rodrigo Finardi
Foto Rodrigo Finardi

Logo após o anúncio de Eduardo Leite, na segunda-feira (20), do retorno de Erechim para a bandeira laranja, o governador concedeu coletiva de imprensa. E a primeira pergunta que respondeu foi do Jornal e TV Bom Dia, conforme segue, feita por esse colunista: “A região da AMAU (Associação dos Municípios do Alto Uruguai) enviou na última quinta-feira (16) um ofício sugestão ao govenador Eduardo Leite, para que as cores das bandeiras sejam adotadas de forma quinzenal, para diminuir a insegurança dos municípios. Isso é possível, já foi analisado pelo Estado? ”.

Discussão na Famurs

O governador respondeu: “Olha Rodrigo. Isso será tema de nossa discussão com a Famurs e as associações dos municípios. Queremos avançar no modelo de gestão do distanciamento controlado para que haja mais participação das associações dos municípios. Iremos propor algumas coisas e também receberemos sugestões. Essa. Uma gestão mais compartilhada na definição dos protocolos (a primeira reunião aconteceu ontem, 21, e outras serão feitas nos próximos dias)”

“O modelo tem que atender o propósito de salvar vidas”

Na sua resposta, Leite reforça a necessidade de ter um entendimento entre as partes envolvidas: “O Estado vai continuar com modelos de bandeiras, análise de indicadores e alertando sobre riscos. Queremos que os protocolos tenham mais participação das associações dos municípios. Para isso ocorrer, precisa ser pactuado com a Famurs. Nada será feito, nada será decidido, sem chamarmos as instâncias representativas dos próprios prefeitos. Buscamos um melhor modelo que atenda o propósito de preservar a vida, a saúde dos gaúchos e manter ao máximo as atividades econômicas para que haja menor sofrimento”, finaliza.

Publicidade

Blog dos Colunistas