21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Ensino

Ensino básico: pandemia deixa 28 mil estudantes sem aulas presenciais na região

Há mais de cinco meses da suspensão das atividades nas escolas, o ensino remoto foi a alternativa encontrada para não interromper aprendizagem

teste
Suspensão das atividades presenciais iniciou em março, buscando evitar a exposição da comunidade esc
Por Amanda Mendes
Foto Amanda Mendes

Mais de 28 mil estudantes do ensino básico estão afastados das salas de aulas na região do Alto Uruguai, em função da pandemia provocada pelo novo coronavírus, desde o dia 20 de março. A medida de suspensão das atividades presenciais foi adotada para evitar a exposição da comunidade escolar ao vírus.
Neste período, as entidades e instituições de ensino se reinventaram para que os processos de ensino e aprendizagem não fossem interrompidos, com uso da educação remota.

Escolas estaduais

A 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) contempla 20.840 estudantes em 101 escolas estaduais, divididas em 41 municípios. Conforme a chefe pedagógica do Departamento de Educação da 15ª CRE, Paola Baldissera, o atendimento remoto está sendo desenvolvido desde março.
“Estamos trabalhando com aulas programadas e ensino remoto, por meio da plataforma Sala de Aula do Google. Ainda, desde agosto foi disponibilizado internet gratuita aos alunos e professores, além de materiais impressos para alunos que não conseguem acessar instrumentos tecnológicos. Essas atividades são entregues em horários agendados, seguindo protocolos de segurança sanitária e, para aquelas famílias que não conseguem ir até as escolas, os materiais são levados até suas residências”, contou Paola.

Rede municipal de Erechim

A rede municipal de ensino da Capital da Amizade possui aproximadamente 6.200 alunos, desde a educação infantil ao ensino fundamental. “Ainda não temos data para o retorno, pois aguardamos a determinação do governo estadual”, informou a Secretaria Municipal de Educação de Erechim, por meio de nota enviada à reportagem.
A educação remota está sendo aplicada em todas as etapas de ensino que a Secretaria atende. “Cada escola elaborou um Plano de Ação, descrevendo os instrumentos que seriam utilizados (material impresso e/ou uso das mídias digitais) para o encaminhamento das atividades pedagógicas aos estudantes, estabelecendo um cronograma das entregas e devolutivas dos materiais. As atividades são arquivadas na escola para comprovação da carga horária”, acrescenta a Secretaria.
Para a secretária adjunta de Educação, professora Angela Socol, ainda é difícil prever uma data de retorno. “É muito difícil responder de forma tão ampla, visto as incertezas em relação a pandemia causada pela covid-19, mas como secretaria, responsável pelas escolas públicas municipais, esclarecemos que estamos seguindo todas as orientações e normatizações encaminhadas pelos órgãos competentes”.

Ensino particular

As escolas privadas de Erechim somam mais de 2 mil estudantes. De acordo com a diretora do Colégio Marista Medianeira, Cheila Milczarek, a instituição adotou o formato de atividades domiciliares. “Estas atividades acontecem de forma síncrona, por meio das plataformas institucionais, vinculadas ao Office 365 – Teams, com aulas online em horários de aula e envolvendo todos os componentes curriculares dos níveis de ensino, e assíncronas, com a disponibilização de atividades no ambiente virtual institucional”.
Cheila informa, ainda, que o Colégio já está preparado para o retorno presencial. “O atendimento presencial foi adaptado seguindo os protocolos de saúde e orientações já divulgados pelos órgãos responsáveis”.
No Colégio São José todas as etapas de ensino estão sem atividades presenciais. “Com isso, adotamos o ensino remoto, que está sendo realizado por meio de plataformas digitais online, bem como, há o envio de kits com propostas lúdicas para a educação infantil. Estamos na expectativa para a retomada presencial e seguindo todas as exigências do Plano de Contingência”, informou a assessoria de comunicação do Colégio.
Na Escola de Educação Básica da Universidade Regional Integrada (URI) – campus Erechim, 1.050 estudantes também estão realizando atividades em formato remoto.

 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas

;