24°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Ensino

Palestra sobre aeração e conservação de grãos encerra Semana da Agronomia da URI

Na conferência, a convidada abordou diferentes assuntos tais como o ponto ideal de colheita dos grãos, destacando que após a maturação fisiológica, ele inicia a decomposição

teste
Irene Scalabrin encerrou ciclo de conferências da I Semana Integrada dos Cursos de Agronomia da Univ
Por Setor de Comunicação URI
Foto Ascom

A I Semana Acadêmica Integrada dos Cursos de Agronomia da URI encerrou na sexta-feira (9), com uma palestra sobre aeração e conservação de grãos. O tema foi apresentado pela Engenheira Mecânica Irene Betencourt Scalabrin. O encontro, foi mais uma oportunidade para que os acadêmicos pudessem aprender e consolidar os conhecimentos relacionados a essas áreas importantes da agricultura.  

Em sua conferência, a convidada abordou diferentes assuntos tais como o  ponto ideal de colheita dos grãos, quando destacou que após a maturação fisiológica do grão, ele inicia a sua decomposição. De acordo com a conferencista, no processo de respiração, o grão, por ser vivo, libera calor e água, mas por outro lado perde peso devido ao fato de consumir parte da matéria seca acumulada. E dentre as consequências disso, destacou a elevação da temperatura e umidade que resultam em perda de peso. A engenheira mecânica frisou as etapas envolvidas na recepção na unidade armazenadora; a aeração dos grãos durante o carregamento do silo, assim como os objetivos desta prática, quando destacou que se trata de um processo rápido, o qual pode levar poucas horas e  apresentou os tipos de ventiladores (axiais e centrífugos).

Em sua segunda palestra sobre acidentes em unidade armazenadoras, a palestrante apontou que as causas que podem desencadeá-los são as mais variadas, tais como falhas na execução do projeto;  falhas do operador; falta de limpeza na unidade, ou seja, acúmulo demasiado de pó, o qual poderá desencadear uma explosão; aspiração de gases asfixiante, entre outras. Relatou também como podem ser evitados esses acidentes e as instruções sobre os primeiros socorros. 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas