21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Ensino

Historiador lança livro sobre política no Rio Grande do Sul

Marcos Jovino Asturian, natural de Viadutos, analisou processo eleitoral dos anos 1974, 1950 e 1954

teste
Historiador Marcos Jovino Asturian
Livro foi lançado neste ano e pode ser adquirido no site da editora Oikos
Por Amanda Mendes
Foto Divulgação

Após uma década de pesquisas, que resultaram no mestrado e doutorado em História do viadutense, Marcos Jovino Asturian, agora, seus estudos estão publicados em um livro. Lançado neste ano, a obra, “O Rio Grande do Sul Dividido”, traz uma análise sobre a disputa eleitoral para governador do Estado em 1947, 1950 e 1954.
Conforme o historiador, a pesquisa foi elaborada com elementos da área de estudos do campo político. “Analisei a disputa eleitoral entre o Partido Social Democrático (PSD) e o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), com conceitos da teoria política, desenvolvidos pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu, como instrumento de pensamento para a compreensão dos conflitos nas campanhas eleitorais”, contou à reportagem do Jornal Bom Dia.
“Os pessedistas e trabalhistas produziram narrativas (ideias), que foram divulgadas, por meio de matérias na imprensa escrita, cujo objetivo consistia na construção de representações sobre a realidade do Rio Grande do Sul, seus problemas e suas formas de solução, assim como de encaminhamentos. Desse modo, a tese analisa o jogo das oposições e distinções entre os partidos e candidatos”, acrescentou Marcos.
Para o historiador, pesquisas com foco em conflitos eleitorais podem contribuir e ampliar o entendimento da dinâmica política no período analisado. Marcos utilizou como fonte os jornais Correio do Povo e Diário de Notícias, assim como Anais da Assembleia Legislativa sul-rio-grandense.

Arquivo Histórico Municipal de Erechim
O Arquivo Histórico Municipal Juarez Miguel Illa Font de Erechim foi essencial para viabilizar a pesquisa de Marcos. “Desde minha graduação o Arquivo Histórico foi fundamental para minha formação acadêmica. De agosto de 2005 até agosto de 2006, enquanto cursava licenciatura em História na Universidade Regional Integrada (URI), fui bolsista de iniciação científica do projeto de pesquisa “João Caruso Scuderi – Uma (re)construção político-econômica estadual e regional”, sob a coordenação do professor Ernesto Cassol. O Arquivo Histórico ainda era em outro endereço. De máscara e luvas, duas tardes por semana, eu catalogava e analisava documentos dos anos 50. Posteriormente, na pós-graduação retornei ao Arquivo para pesquisar nas páginas do Jornal Diário de Notícias. Nesse sentido, ressalto a importância dos serviços prestados pelos servidores do Arquivo Histórico e da riqueza do acervo para futuras pesquisas”.

Publicação do livro
Na defesa da tese de Marcos, os examinadores sugeriram a publicação do estudo em livro. “Para assim, facilitar a divulgação científica. É um trabalho modesto, porém honesto, com muitos anos dedicados à pesquisa histórica de forma séria e com responsabilidade”.
Para o historiador, a publicação traz uma sensação de realização profissional. “Satisfação por contribuir para a sociedade sul-rio-grandense por meio da valorização da sua história.  Todavia, não foi fácil:  Foram anos de cansaço físico (deslocamentos semanais para Porto Alegre e São Leopoldo) e mental, exposição a microorganismos, tempo e dinheiro”.

Sobre o autor
Marcos Jovino Asturian nasceu em Viadutos, em 1984. É licenciado em História pela URI – campus Erechim, onde também se tornou especialista em História da América Latina. É mestre em História pela Universidade de Passo Fundo e doutor em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Desde 2014 atua como professor de História no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar).  
O livro foi lançado pela editora Oikos e pode ser adquirido em seu site ou diretamente com o autor, por meio do endereço de e-mail: mjasturian@hotmail.com.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas

;