25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Obituário

Morre João Picolli, presidente do Sindicato Rural de Erechim

teste
João Picolli morre em Erechim
Por Rodrigo Finardi
Foto ArquivoBD

Erechim perdeu nessa tarde (22), João Picolli, presidente do Sindicato Rural de Erechim. Ele lutava contra um câncer de intestino, e não suportou a cirurgia e veio falecer aos 80 anos.
Picolli foi um líder importante do agronegócio regional e gaúcho e ingressou no Sindicato em 1974, quando assumiu a presidência pela primeira vez, ficando no cargo até 1978. Depois, Picolli ainda foi presidente entre 1986 e 1992, e agora novamente nos últimos 11 anos.
Em entrevista que ele concedeu ao Jornal Bom Dia, nos 100 anos de Erechim, em 2018, mostrou sua devoção ao sindicato:  “É uma história que se confunde com a de Erechim, praticamente a mesma idade. A entidade surgiu da necessidade à época, de uma defesa maior dos interesses dos produtores, algo que se mantém até os dias atuais”, disse na época. 
Segundo ele, o Sindicato Rural foi bastante atuando em lutas como da previdência rural, entre muitas outras. “ A agricultura é a base da economia, não só na nossa região, mas em nível nacional. O que acredito que tem de haver ainda, é um maior reconhecimento ao produtor, pelo que ele faz, pela importância do que é feito e pela importância que tem para manter a economia sólida”. 

Se dedicou nos últimos ao programa Alfa, em parceria com o Senar, para alfabetizar os produtores adultos para ampliar a qualidade de vida no campo. 
Seu espírito de liderança, frente ao sindicato, pode ser resumido numa frase dita por ele mesmo em várias oportunidades: “ “Há toda uma diretoria atuante que buscam sempre melhorar e atender as demandas dos nossos produtores”

Publicidade

Blog dos Colunistas