14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Ensino

Escola da URI desenvolve uma forma diferenciada para estudar Geografia

Projeto trouxe maior compreensão sobre a localização dos bairros no mapa da cidade, entre outros aspectos

teste
Divulgação
Por Da redação
Foto Divulgação

A localização é um dos princípios da Geografia, pois todo fenômeno físico ou humano precisa ser localizado. Ensinar partindo do espaço de vida dos alunos, torna-se significativo e instigador, já que se trata de um espaço comum. A alfabetização cartográfica visa ampliar um pouco o estudo do espaço vivido pelos discentes e as relações que eles podem estabelecer entre o seu e outros espaços.

Pensando nisso, as turmas de 2° ano, da Escola de Educação Básica da URI Erechim, desenvolveram o projeto “A cada passo, um novo espaço”, coordenado pelas professoras Daniele Lucini, Monise Orso e Geovana Miotto.

A ação buscou facilitar o entendimento das crianças a respeito do espaço e da localização da sala de aula, escola, rua e do bairro, possibilitando uma compreensão sobre direção e pontos de referência. Além disso, desenvolveram noções de transformação e de permanência que ocorrem no espaço no decorrer do tempo, compreendendo que, na paisagem, convivem elementos do passado e do presente.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer e estudar melhor a escola, a rua e o bairro, realizando diversas atividades que culminaram na construção da maquete da sala de aula, na localização dos bairros no mapa da cidade e na atividade artísticas de transformação das paisagens.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas