14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Erechim

Prefeitura de Erechim inaugura novo espaço do Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Drogas

A solenidade também contou com apresentação artística do cantor Márcio Rech

teste
Divulgação
Divulgação
Por Ascom
Foto Divulgação

Na tarde desta sexta-feira (9), a Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria de Saúde inaugurou o novo espaço de Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Outras Drogas (CAPS AD) que, desde 2008, realiza atendimento especializado no município.

A solenidade, restrita ao público em função do cumprimento dos protocolos de prevenção à Covid-19, contou com a presença do prefeito de Erechim, Paulo Polis; do vice-prefeito de Erechim, Flávio Tirello; da Secretária de Saúde, Eclesan Palhão; da representante do Governo do Estado e coordenadora Regional de Saúde Mental, Vanessa Algeri; da coordenadora da Secretaria de Saúde, Leila Hofmann; da diretora de Saúde Mental, Juliana Deboni Conci e da coordenadora do CAPS AD e presidente do Conselho Municipal de Saúde, Sonia Mara de Fátima Ferreira.

Para o prefeito Paulo Polis hoje é um dia de celebrar mais uma conquista na área da saúde em Erechim. “A inauguração do CAPS AD neste endereço, em instalações adequadas, respeitando o manual de estrutura física dos CAPS, de 2013 e a lei da acessibilidade é mais um importante marco para a rede de atenção psicossocial do município de Erechim. Ficamos muito satisfeitos e orgulhosos da nossa equipe de atenção psicossocial por essa dedicação de excelência com a nossa população”, declara o prefeito.

Ainda, o chefe do Poder Executivo afirmou que esse é um serviço público, de atenção diária, voltado não só para o tratamento dos usuários em relação ao uso de drogas e álcool, mas também, para sua reinserção familiar, social e comunitária.

“A lógica de trabalho propõe a quebra do modelo de cuidado tradicional, alterando a maneira de lidar com o sofrimento mental e seus determinantes. O cuidado aos usuários passa a ser prestado nesse serviço de lógica comunitária, visando a atuação no próprio território de cobertura e ampliando o processo de cuidado aos familiares e a questões de âmbito social”, explica Paulo Polis.

A solenidade também contou com apresentação artística do cantor Márcio Rech.

Saiba mais sobre o CAPS AD

O CAPS AD foi inaugurado em outubro de 2008. Formado por equipe multiprofissional, conta com um médico psiquiatra, um médico clínico geral, um enfermeiro, quatro técnicas de enfermagem, três psicólogas, um assistente social, um terapeuta ocupacional, um agente executivo especializado, um auxiliar de portaria, um auxiliar de serviços gerais e um vigilante.

Desde a sua inauguração já foram atendidas mais de 4.500 pessoas, realizados mais de 20.000 procedimentos especializados em saúde mental e 2.700 internações em hospitais gerais e comunidades terapêuticas. O CAPS AD atende pessoas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas. É um serviço de saúde mental aberto e de caráter comunitário que nasce do movimento da reforma psiquiátrica e da luta antimanicomial.

O CAPS AD está localizado na Rua Clementina Rossi, 438, no Bairro Bela Vista.

Publicidade

Blog dos Colunistas