14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Segurança

Cães atacam gado em propriedades no interior de Viadutos

teste
No último ataque, cinco bovinos foram feridos com gravidade
Boi encontrado morto após ataque em junho
Por Alan Dias
Foto Divulgação

Ataques de cães tem provocado prejuízos aos criadores de gado no interior do município de Viadutos. O problema é antigo e voltou a se repetir nestes meses de junho e julho, na localidade de Linha Alda, entre o município e Gaurama.

De acordo com o dono de uma propriedade na área, foram dois ataques em 30 dias. Ambos os casos ocorreram durante a madrugada e foram registrados em ocorrência, na Delegacia de Polícia de Viadutos.

 “A gente não sabe de onde os cachorros são. Os ataques acontecem na madrugada e pelo estrago que fazem, a gente acredita que sejam três ou mais cães de grande porte”, relatou para a reportagem o dono das cabeças de gado, Rodrigo Chaves.

Conforme Rodrigo, o primeiro ataque, em junho, resultou em um boi morto e outro bastante ferido e a última investida dos cachorros contra o rebanho ocorreu na terça-feira (20), deixando cinco bovinos, da raça Nelore, feridos com gravidade. “Acho que três irão acabar morrendo”.

Ele conta ainda que recentemente teria ocorrido ataque em uma propriedade vizinha.

 

Problema antigo

O ataque de cães a rebanhos no interior de Viadutos não é um problema recente. Em junho de 2018, vizinhos de uma propriedade rural onde havia 19 bovinos, ligaram para o proprietário relatando que durante a madrugada ouviram mugidos e sons desconhecidos. O dono, que não morava no local, foi até lá para checar a situação e ao chegar avistou apenas dois bovinos, um consideravelmente ferido, outro morto e estraçalhado, e vários cães ao redor da carcaça.

Os outros 17 bovinos haviam fugido e foram localizadas horas depois em outra propriedade, distante do local.

Publicidade

Blog dos Colunistas