14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Rural

Agricultores da região do Alto Uruguai apostam na cultura da canola

Alguns municípios se destacam na região em área cultivada com canola, entre eles Centenário (100 ha), Erechim (75 ha), Viadutos (30 ha), Áurea (10 ha) e Marcelino Ramos (10 ha), dentre outros

teste
Divulgação
Por Ascom
Foto Divulgação

A cultura da canola, com mercado garantido junto às indústrias de biodiesel, tem sido uma boa alternativa de inverno para os produtores da região do Alto Uruguai. O preço compensador, equivalente ao da soja, incremento nas lavouras sucessoras devido à rotação de culturas, produtividade, rusticidade e abundância de floradas de inverno para a apicultura, são alguns fatores que motivam seu crescimento e incremento de áreas. Algumas lavouras vêm sendo acompanhadas pela Emater/RS-Ascar, com ótimas expectativas de produtividade, com algumas delas estimadas em até 2.400 kg/ha. 

 

A cultura exige alguns cuidados de manejo, como a quantidade certa de sementes no plantio, não podendo ultrapassar 3 kg/ha. Para isso, são necessárias plantadeiras especiais, com dosadores, observa o extensionista rural engenheiro agrônomo, Valdir Zonin. Outro cuidado é efetuar uma correta fertilização a partir de uma análise de solo, complementa. Algumas adversidades climáticas como geadas, ocorridas em abril e maio, período de germinação da cultura, podem causar prejuízo. Já as geadas de junho e julho, com a cultura estabelecida, não causam prejuízos. 

 

Alguns municípios se destacam na região em área cultivada com canola, entre eles Centenário (100 ha), Erechim (75 ha), Viadutos (30 ha), Áurea (10 ha) e Marcelino Ramos (10 ha), dentre outros. A expectativa é de incremento de área para a próxima safra.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas