14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Erechim

Hospital Santa Terezinha recebe avaliação para residência médica

Na oportunidade, os avaliadores puderam verificar os cenários de prática e aprendizagem, bem como os projetos que estão em curso na FHSTE, tanto os de curto como os de médio prazo

teste
Divulgação
Por Ascom
Foto Divulgação

A Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim (FHSTE), por seu caráter de atendimento regional e referência para o Sistema Único de Saúde (SUS), está credenciada para oferecer Programas de Residência Médica perante a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), que é a instância colegiada de caráter consultivo e deliberativo do Ministério da Educação (MEC) e tem a finalidade de regular, supervisionar e avaliar as instituições e os programas de residência médica. Sua estrutura física e funcional, além das ações e serviços em saúde, permitiram a implantação de várias modalidades de residência médica.

Atualmente, a FHSTE possui cinco Programas de Residência Médica com residentes ativos (18 no total), distribuídos nas diferentes fases de aprendizado (R1, R2 e R3), a saber: Clínica Médica (dois residentes), Cirurgia Básica (quatro residentes), Ginecologia e Obstetrícia (cinco residentes), Ortopedia e Traumatologia (quatro residentes) e Pediatria (três residentes).

 

Hospital de Ensino

A Residência Médica desenvolvida na FHSTE contribuiu com a implantação do Curso de Medicina no Município de Erechim, sendo que, na época da implantação do referido curso, o Hospital foi apresentado aos Ministérios da Saúde e da Educação como instituição de saúde com potencial para ser Hospital de Ensino, por ser futuro cenário de práticas acadêmicas e também por estar credenciado e habilitado para ofertar vagas de Residência Médica.

 

Avaliação in loco

O motivo da visita de avaliação foi para verificar, in loco, as condições da entidade para ampliação de vagas já existentes na Residência Médica, além de avaliar a possibilidade de implantação de uma nova área de atuação, a Anestesiologia.

Na oportunidade, os avaliadores puderam verificar os cenários de prática e aprendizagem, bem como os projetos que estão em curso na FHSTE, tanto os de curto como os de médio prazo. Eles também se reuniram com a Direção da Fundação, a Coordenação da Residência Médica, Preceptores e os próprios Médicos Residentes.

Segundo os diretores Executivo e Administrativo da Casa de Saúde, Jackson Arpini e Márcio Pires, a reunião foi positiva e possibilitou, além da avaliação em si, uma troca de experiências bastante produtiva, tendo em vista a elevada expertise dos avaliadores.

Já para o diretor Técnico e também coordenador da Residência Médica, Celso David Lago, o encontro veio na mesma direção dos objetivos do hospital que, além da oferta de assistência de qualidade, na atenção secundária e terciária, também caminha na direção do ensino e formação de novos especialistas.

“Graças aos esforços coletivos, vamos nos tornar, também, um Hospital de Ensino, tendo em vista a importância do hospital como instituição de saúde de caráter local, regional, macrorregional e estadual”, finaliza Jackson Arpini.

Publicidade

Blog dos Colunistas