22°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Segurança

Tenente-coronel Cecconello deixa o comando do 13º BPM

teste
Tenente-coronel, Uilson Leri Cecconello é o idealizador do Programa Novo Rumo
Por Alan Dias
Foto Leandro Zanotto

O comandante do 13º BPM de Erechim, tenente-coronel Uilson Leri Cecconello anunciou recentemente sua aposentadoria.

Nas fileiras da Brigada Militar desde 1990, trabalhou por 31 anos em prol da segurança pública, sendo 23 deles servindo e ajudando a proteger a população do Alto Uruguai e das cidades que integram a área do batalhão.

Em fevereiro de 2020, assumiu interinamente o comando do 13º BPM, até maio de 2021, quando chegou ao posto de tenente-coronel do Quadro de Oficiais de Estado Maior (QOEM), promovido pelo princípio do merecimento, momento em que foi efetivado na função de comandante do batalhão e permaneceu à frente do 13º BPM até o último dia 6, quando, em razão da saúde de familiares, foi transferido (a pedido) para a reserva remunerada. Seu posto foi assumido interinamente pelo subcomandante do batalhão, major André Konigonis.

 

Três décadas

Ao longo das mais de três décadas na atividade policial, Cecconello recebeu diversas medalhas, condecorações e investiu em várias formações acadêmicas e técnicas. Em sua despedida, durante entrevista à TV Bom Dia, Cecconello, fez questão de agradecer “a todos que direta ou indiretamente contribuíram para o sucesso da Brigada Militar em todo Alto Uruguai, Erechim, no 13º BPM, o êxito que o batalhão tem graças a essa parceria com toda a comunidade, nos mais diversos setores, iniciativa privada e também com os órgãos públicos, a imprensa. Também fica nosso agradecimento por todas as oportunidades que tivemos, pela chance que a região nos propiciou de trabalhar aqui e podermos desempenhar nossas funções da melhor forma possível. Quero também desejar sucesso a todos que continuarão nas suas atividades”.

 

Carreira

Conquistando o primeiro lugar na classificação do Curso de Formação de Soldado, atual Curso Básico de Formação Policial Militar, iniciou o Curso de Formação de Oficiais na Academia de Polícia Militar da BM em 1993 e foi declarado Aspirante a Oficial, três anos depois, dando início a carreira de oficial no 3º RPMon.

 

Polícia Comunitária

Natural de Sertão, casado a 21 anos e pai de uma filha, chegou a Erechim em 1998, como 2º tenente e no mesmo ano foi promovido a 1º tenente, assumindo o posto de comandante de Pelotão. Em 2001 foi promovido a capitão e desempenhou funções de comando da Companhia de Policiamento Ostensivo onde priorizou a disseminação da filosofia da polícia comunitária, visando a aproximação da Brigada Militar/13º BPM com a comunidade, para busca compartilhada de soluções de segurança pública.

 

Aplicação otimizada

Ainda atuou na chefia de Seções Administrativas, onde focou na aplicação otimizada dos recursos humanos e materiais disponíveis e a proposição de parcerias para ampliar a capacidade de investimentos nos equipamentos, dispositivos, armamentos, viaturas, edificações, entre outros, com a finalidade de proporcionar melhores condições de trabalho aos policiais militares e funcionários civis da Instituição.

 

Subcomandante

No ano de 2014 subiu ao posto de major e passou a responder como subcomandante do 13º BPM, ampliando o leque de atuação, continuamente focado no policiamento comunitário, com a criação do Programa Novo Rumo de georreferenciamento, direcionado aos empreendedores e moradores do meio rural, em parceria com Sindicatos Rurais, municípios, Consepros e voluntários, entre outros colaboradores.

 

Novo Rumo

O programa visa o mapeamento do traçado das vias rurais e o cadastramento das coordenadas geográficas de todas as propriedades rurais dos municípios, agilizando o atendimento da Brigada Militar. O comandante também é autor do livro “Programa Novo Rumo: Georreferenciamento sob a ótica policial”.

A inovação tecnológica do georreferenciamento no policiamento foi agregada logo em seguida ao videomonitoramento que já produzia frutos na área urbana de algumas cidades da área de ação do 13º BPM.

Publicidade

Blog dos Colunistas