14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Segurança

13º BPM realiza solenidade comemorativa ao Dia da Bandeira Nacional

teste
Pavilhões em mau estado de conservação foram incinerados
Solenidade teve número restrito de convidados, devido ao momento de pandemia
Por Alan Dias
Foto Alan Dias

O 13º BPM realizou nesta sexta-feira (19), solenidade para celebrar os 184 anos da Brigada Militar e o Dia da Bandeira.

O evento aconteceu ao meio-dia (respeitando o horário de hasteamento no Dia da Bandeira), na sede do batalhão, em Erechim, e contou com número limitado de público e distanciamento controlado, devido à pandemia do coronavírus. A celebração contou ainda com cerimônia de queima da bandeira. O protocolo é feito anualmente no Dia da Bandeira, quando os pavilhões em mau estado de conservação são incinerados.

Conforme o presidente da Liga de Defesa Nacional (LDN), capitão da Brigada Militar, Altemar Dutra, “a Bandeira Nacional foi criada após a Proclamação da República, em 1889, representando a simbologia que estava agregada ao republicanismo, como a ideia de um Estado-nação, o patriotismo e o surgimento do sentimento nacionalista, ou seja, a construção identitária do povo brasileiro, a identidade nacional”.

O capitão ainda criticou o mau uso do principal símbolo nacional e lembrou que é crime usá-la sobre o corpo, como reposteiro, pano de boca, guarnição de mesa, revestimento de tribuna, ou como cobertura de placas, retratos, painéis ou monumentos a inaugurar.

O cerimonial de queima dos pavilhões ocorreu pelas mãos do comandante do 13º BPM, major André Konigonis, em companhia do presidente e da vice-presidente da LDN, capitão Altemar Dutra, e Magda Ampesam Schneider.

No ato, o grupo Doutores da Graça foram homenageados com um certificado pela participação no desfile cívico de Sete de Setembro, em 2019, e o capitão Altemar Dutra anunciou o encerramento de seu mandato frente à LDN. A bova direção terá como presidente, Cláudio Madalozzo e como vice, o ex-comandante do 13º BPM, coronel Pedro Wilson Pacheco.

 

184 anos da Brigada Militar

No evento também foi celebrado o aniversário de 184 anos da Brigada Militar, comemorado no dia 18 de novembro. Para marcar a data, em nível estadual, foi realizada a formatura de 865 novos soldados que concluíram o Curso Básico de Formação Policial Militar, carga horária 1.730 horas e formou 649 homens e 216 mulheres.

Publicidade

Blog dos Colunistas