14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Ensino

A importância da Redação como uma prática escolar constante

No Colégio Marista Medianeira, a Oficina de Redação é ofertada aos estudantes do Ensino Médio e contemplará os Percursos Investigativos do Novo Ensino Médio

teste
Divulgação
Divulgação
Por Ascom
Foto Divulgação

“Escrever é um ato de amor”. A afirmação, do jornalista e escritor Josué Guimarães (1921-1986), o qual, se estivesse vivo, completaria 100 anos, retrata - e não é exagero assegurar - que a escrita tem fundamental relevância para o ser humano, assim como o sentimento relacionado a amar a si e aos semelhantes deve ser autêntico e insubstituível.

O texto, fiel escudeiro da escrita e da leitura, comporta-se como meio para transmissão da comunicação e se encarrega de repassar mensagens informacionais indispensáveis a todos. Desta forma, escrever e ler são atos que, além de amorosos, ainda revelam com afinco as possibilidades mais adequadas para que o homem possa se expressar.

 

No Colégio Marista Medianeira, os estudantes do Ensino Médio, além dos componentes curriculares regulares, têm a oportunidade de escolherem até duas disciplinas optativas por semestre, que acontecem durante a tarde, no período inverso ao horário da aula regular. E uma das opções ofertadas é a oficina de Redação.

 

Para o novo Ensino Médio, que iniciará no Colégio com as turmas de 1º ano em 2022, as oficinas serão ofertadas em formato de Percursos Investigativos Optativos, e a Redação estará presente no percurso de Processos Criativos em Múltiplas Linguagens, acompanhada de mais 3 percursos: Cultura Digital, Tecnologias e Sociedade, e Educação Financeira.

 

“Participar da Oficina de Redação esse ano foi uma experiência muito boa! Foi uma oportunidade muito relevante para o meu futuro, visto que a Redação é uma das partes mais importantes do Enem e de outras provas externas, que são portas de entrada para as faculdades e para a concretização de sonhos. As oficinas me trouxeram muito aprendizado”, contou a estudante do 1º ano do Ensino Médio, Maria Eduarda Spall.

 

Na oficina de Redação do Colégio Marista Medianeira, são desenvolvidas habilidades como capacidade de raciocinar, de articular ideias e palavras e de desenvolver discursos coerentes sobre os mais diversos temas. Tais habilidades são importantes para os estudantes tanto nos espaços escolares, como nos ambientes acadêmicos e profissionais, e nas avaliações externas das quais poderão vir a participar, como Enem e vestibulares. Neste sentido, o planejamento de tipologias e gêneros textuais é reivindicado durante a trajetória dos jovens, especialmente no Ensino Médio, não só nas aulas de Língua Portuguesa e Redação, como em todos os componentes curriculares, seja qual for a modalidade de cada um deles.

 

Para a professora de Língua Portuguesa, Literatura e Redação do Colégio, Flavia Krug, escrever é prática. “É indispensável que as instituições escolares implementem programas, bem como atividades que valorizem a escrita, atrelada ao ato de ler, a fim de que a torne parte da rotina dos estudantes desde cedo. E, de fato, a redação é um dos principais meios para a observação atenta do professor acerca das dificuldades apresentadas pelo estudante em determinados pontos. Cabe ainda ressaltar a respeito da argumentação, a qual proporciona uma maneira de discurso que visa convencer ou incentivar pessoas sobre agir de uma determinada forma ou modificar o entendimento de algo. Para tanto, no Colégio Marista Medianeira ela ganha lugar de destaque junto a Oficina de Redação e Argumentação I e II, como a própria nominação já especifica, uma vez que exige conhecimentos linguísticos, enciclopédicos, textuais e interacionais. Nesse viés, o estudante marista precisa conhecer e dominar a estrutura textual e as técnicas persuasivas, pois serão elas que o auxiliarão efetivamente na promoção dos argumentos, em especial, quando reconhecem elementos mais recorrentes para que o texto produzido por ele alcance os objetivos pretendidos”, destacou a professora.

 

O estudante do 1º ano do Ensino Médio, Arthur Branco, afirma que a Oficina de Redação e Argumentação foi muito importante para a sua formação. “Durante as aulas, a professora Flavia trabalhou com textos do Enem e de Vestibulares de forma bem dinâmica, o que faz com que não seja algo cansativo. Com certeza, essa oficina nos trará facilidades ao realizar tais provas. É uma proposta muito boa e deve ser mantida”, finalizou o estudante.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas