14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Ensino

Educação Profissional oferece mais de 22 mil vagas para o ano letivo de 2022

As inscrições seguem até o dia 28 de novembro pelo site da Seduc. Os cursos oferecidos pelo Estado são 100% gratuitos

teste
Divulgação
Por Assessoria de Comunicação
Foto Divulgação

A Educação Profissional da rede estadual possui 157 escolas por todo o RS, dentre elas, 25 técnicas agrícolas e duas de agronegócios. Atualmente, estão sendo ofertadas mais de 22 mil vagas para o ano letivo de 2022 em 63 cursos técnicos. 

Além disso, com o intuito de modernizar os currículos, qualificar o ensino e alinhar o conhecimento ao potencial econômico das regiões do Estado, a Secretaria da Educação do RS (Seduc), por meio da Superintendência de Educação Profissional (Suepro), reformulou quatro destes cursos: agropecuária, informática, administração e eletrotécnica. As inscrições para os cursos seguem até o dia 28 de novembro e podem ser feitas pelo site da Seduc. 

Alinhamentos dos cursos técnicos 

Conforme o superintendente de Educação Profissional, Frederico Cardoso Guedes, as mudanças foram tomadas com base em evidências por meio de um modelo de adesão pedagógica e econômica juntamente com a revisão da matriz curricular de 309 cursos técnicos. “É muito importante esse alinhamento dos cursos técnicos ao potencial econômico e ao interesse dos estudantes. Atende ao universo do trabalho e, ao mesmo tempo, aos estudantes. Essa estruturação de longo prazo gerará riqueza nas diversas regiões, pois criará nas empresas locais a confiança para se aproximarem das escolas e poderem investir e empregar mais jovens”, destaca.

Planejamento 

Ainda, de acordo com o superintendente, a reformulação das matrizes de competência será completa em todos os cursos oferecidos, mas de forma planejada e em parceria com as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). “Teremos, nos próximos anos, a modernização de outros cursos que compõem os eixos tecnológicos ofertados pela Suepro e que são estratégicos para o desenvolvimento do nosso Estado”, reitera. 

157 escolas com Educação Profissional 

A rede estadual da Educação Profissional possui 157 escolas, localizadas em regiões pontuais do Estado, dentre elas, 25 técnicas agrícolas e duas de agronegócios. Atualmente são ofertados 63 cursos técnicos de nível Médio para 25.238 alunos. Eles podem ser desenvolvidos nas formas articulada e subsequente ao Ensino Médio podendo a primeira ser integrada ou concomitante a essa etapa da Educação Básica, ou seja, o aluno o aluno pode ingressar em um curso técnico quando concluir o Ensino Fundamental (Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio), enquanto cursa o Ensino Médio (concomitante ao Ensino Médio) ou após a conclusão do Ensino Médio (subsequente).

Cursos técnicos oferecidos pela rede estadual na 15º Coordenadora Regional de Educação

Colégio Agrícola Ângelo Emílio Grando

Município: Erechim

Telefone: (54) 3522-1090

Cursos: Agropecuária (subsequente e integrada ao Ensino Médio)

Colégio Haidée Tedesco Reali

Município: Erechim

Telefone: (54) 3321-1133

Cursos: Contabilidade, Eletrotécnica (subsequente e integrada ao Ensino Médio) e Mecânica (subsequente e integrada ao Ensino Médio)

Escola Viadutos

Município: Viadutos

Telefone:(54) 3395-1294

Cursos: Agricultura (Integrado ao Ensino Médio)

Instituto Estadual João XXIII

Município: Campinas do Sul

Telefone da Escola: (54) 3613-3359

Cursos: Contabilidade (subsequente e integrada ao Ensino Médio)

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas