14°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Ensino

Curso de Fisioterapia da URI e Rotary Kids realizam atividades no mês da prematuridade

teste
Demonstração da dança com slings
Equipe organizadora com as mães de prematuros
Por Ascom
Foto Divulgação

Com o propósito de promover a saúde e o bem-estar dos prematuros após a alta hospitalar, o Curso de Fisioterapia, juntamente com o Rotary Kids, promoveu a segunda versão do Projeto “Prematuridade: o amor chegou mais cedo”. A ação surgiu e vem sendo desenvolvida dentro da disciplina de Fundamentos de Cardiologia e Pneumologia Pediátrica, ministrada pela professora Ana Lucia de Carvalho Morsch. Segundo a professora, o projeto quer, também, conscientizar a população sobre a prevenção do parto prematuro com ações desenvolvidas para a durante o mês da prematuridade, também denominado “Novembro Roxo”.

O projeto foi selecionado como Case de Inovação e apresentado pela professor Ana Lucia no LAB LUTHIER de Gestão e Inovação em Fisioterapia e Reabilitação da Saúde I: criatividade para o futuro da saúde, que teve lugar em Porto Alegre. 

Durante o processo das mentorias desenvolvidas no período anterior ao evento, o projeto foi sendo lapidado a partir de muitos insights e reflexões com os mentores e os demais participantes. De acordo com a professora Ana Lucia, “esse processo foi bem importante para a consolidação da proposta de valor e para novas possibilidades que se abrirão no futuro”. A inovação, diz ela, é uma transformação que ocorre na sociedade a partir do conhecimento e parceria com as crianças do clube de serviços Rotary Kids que tem rendido muitos frutos.

O projeto foi executado em várias etapas, dentre elas, uma campanha de ação social por meio da venda de rifas com o objetivo de arrecadar fundos para aquisição de produtos de higiene para compor os kits de bem-estar materno infantil; confecção de pijaminhas pelas voluntárias da Casa da Amizade, seguindo os moldes do tamanho de um bebê prematuro; confecção dos “slings”, para carregar o bebê de forma confortável, além do evento realizado no dia 17 de novembro, Dia da Prematuridade.

O evento, idealizado pelos acadêmicos do curso, foi realizado no Espaço Santa, no Hospital Santa Terezinha de Erechim em uma manhã recheada de amor e teve início com a Academia Ritmia, onde as professoras Maiara Ujacov Michalski e Camila Stefanski Spomberg realizaram uma dança com os Slings que foram confeccionados especialmente para as mamães do projeto pelo Rotary Kids. 

Para a realização da atividade cujo o principal objetivo é o fortalecimento do vínculo mamãe-bebê, foram utilizadas bonecas na simulação dos bebês. “Foi um momento muito significativo e emocionante para todos os que estavam presentes”, frisou a professora.

No encontro, o Hospital também ofereceu um café onde mamães, alunos e representantes do Rotary Kids, puderam ouvir o depoimento de Michele Warken Prigol, que foi mãe de um bebê prematuro e prontamente aceitou o convite com muito carinho, inclusive levou a sua prematura Valentina Warken Prigol, hoje com 14 anos de idade. “Esse emocionante momento foi de grande importância e aprendizado não somente para as mães dos bebês que estavam presentes, mas também para os acadêmicos e as crianças que representavam o Rotary Kids”, salientou. 

Foi realizado, ainda, um sorteio de brindes e a entrega dos kits de Bem-Estar Materno Infantil para as mamães que estavam presentes. Além de produtos de higiene pessoal como fraldas, lenços umedecidos, pomada, entre outros, as mães foram presenteadas com uma sacola personalizada com a logomarca do projeto, acompanhada de um material informativo didático (folder) com as fases do desenvolvimento neuropsicomotor da criança e os alertas sobre as anormalidades que poderão surgir ao longo do crescimento do bebê.

Por fim, os acadêmicos presentearam o hospital também com um banner sobre a Prematuridade que foi elaborado por meio de pesquisa científica, concretizando mais uma ação do projeto.

A coordenadora do Curso de Fisioterapia, professora Janesca Mansur Guedes, salienta que “mais uma vez a URI Erechim, por meio do Curso de Fisioterapia, articula a teoria e prática na integração ensino-comunidade, por isso, todos estão de parabéns por este projeto de extensão, em especial a Profª Ana Lúcia pela inovação no cuidado à saúde”. 

Os participantes do projeto também salientaram a importância dos que acreditaram e apoiaram essa ação social: Cavaletti, PC informática, Inspiramate, Fuzipar, Delícias da Rô, Presto, Vinhedo Soliman, Delizie D’Itália, Docê Alimentos, Relicário, Provin Jóias, Empório 1834, Salão Maria Chic, Sol Nascente, Via Gelato, New Eventos, Valerius Cakes, Bela Pedra, Churrassul, Eonix, Espaço Reiki Gaurama, Moving, Buon Giovanni, Invernada dos Macacos, Ieda Kalinoski Bolos Artesanais, Coolati, Delicatta, Sanches Cafés Especiais, Pinguinos, Brechó da Sete, Cafeteria Romani, De Carli Embalagens, Dopo Erechim, Requinte Enxovais, Erva Mate Barão e Infraex Pré Fabricados.

 

 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas