O acadêmico do oitavo semestre do curso de Enfermagem da URI de Erechim, Eliomar Pereira Marca, implementou uma proposta de extensão com ações alinhadas à Educação Permanente em Saúde. A iniciativa, desenvolvida nas quintas-feiras de novembro, teve a orientação da professora Angela Maria Brustolin, e foi planejada na disciplina de Projeto de Intervenção Profissional. O intuito foi sensibilizar o serviço sobre a importância da Política Nacional de Educação Permanente (PNEPS), instituída em 2004.
As atividades foram aplicadas com todos os profissionais que tivessem disponibilidade e interesse, na Unidade Básica de Saúde do Bairro São Cristóvão. Foi realizado um encontro no início e no fim do turno das manhãs desses dias com os agentes comunitários de saúde, agentes de endemias (AE), enfermeiros, técnicos de Enfermagem e médico.
Para o acadêmico, “a Educação Permanente em Saúde (EPS) tem por sua base de funcionalidade buscar as demandas da comunidade para alinhar os estudos das equipes profissionais. Desse modo, a ideia é possibilitar com que todos os trabalhadores tenham um compartilhamento de conhecimentos, quebrando a hierarquia do saber, visto que os ACS e os AE estão inseridos nas moradias diariamente e podem identificar as principais necessidades da comunidade e, assim, orientar o serviço para adequação de suas práticas para atendê-las de forma a promover um cuidado integral”.
Num primeiro momento foi apresentada a maneira da implementação da EPS, conforme a PNEPS e, assim, identificou-se a lista das demandas sobre assuntos relevantes para sua melhora profissional, assim como a resolução de possíveis dúvidas acerca dos muitos temas, entre eles, a importância da EPS; combate à dengue: sorotipos, vacina, prevenção e sintomas; amigdalite, cáseo amigdaliano (pedras nas amígdalas); higiene oral e limpeza de língua; IST: sífilis, hepatites, HIV/AIDS; e ostomias: significado, tipos, cuidados e orientações a pacientes e familiares.
Vale ressaltar que as atividades realizadas contaram com um número expressivo de profissionais, que demonstraram interesse em atualizar seus conhecimentos. “Entende-se como uma forma de reciclagem, possível de ser realizada diariamente no serviço, para alinhar condutas e práticas conforme as demandas provenientes do serviço em que estão inseridos, possibilitando assim um atendimento integral e humanizado”.