O curso de Fisioterapia da Universidade Regional Integrada (URI) – Campus de Erechim, realizou a 11ª Integrafisio. A ação, promovida pela turma de 2018 gerou importantes conhecimentos que visaram contribuir para a carreira profissional dos estudantes. Durante o evento, os envolvidos tiveram contato com profissionais renomados, além do aprimoramento pessoal e profissional.
Experiência
Segundo Júlia Basso, aluna do 6º semestre, o “Integrafisio” foi uma excelente oportunidade para que os acadêmicos conseguissem se integrar em diversas áreas da Fisioterapia. “Nos aproximou da prática e do cotidiano deste profissional, somando conhecimento e acrescentando muito nos estudos. Futuramente aplicaremos esses aprendizados em nosso trabalho”.
Momento de emoção
Para a coordenadora do curso de Fisioterapia, professora Janesca Mansur Guedes, foi emocionante ter o primeiro evento presencial, depois de mais de vinte meses com palestras à distância. “Este curso, é uma área das ciências da saúde que precisa do toque e do contato com o paciente para uma boa reabilitação. Neste evento, por meio dos minicursos, foi proporcionado aos nossos estudantes esta vivência com qualidade e respeitando às normas de segurança em relação a Covid-19”.
Teoria e prática
De acordo com Camile Madalozzo, que realizou o minicurso sobre a atuação da Fisioterapia no paciente pediátrico, o encontro possibilitou aos acadêmicos experienciar diferentes áreas de atuação, alinhando teoria e prática. “Foi possível também desenvolver o conhecimento e contribuir para a formação acadêmica. Oportunidades como esta, desenvolvem habilidades específi cas, preparando o futuro profi ssional para o mercado de trabalho”.
Atividades
As atividades aconteceram de maneira presencial, a única que ocorreu de forma on-line foi a conferência com o fisioterapeuta da equipe de Judô da SOGIPA, de Porto Alegre, Daniel Carrasco, que abordou sobre os novos conceitos de Recovery: Experiência Olímpica.
Os demais dias da programação, foram reservados para a realização de diferentes minicursos, todos de forma presencial, englobando áreas e temas da Fisioterapia como “Avaliação Postural: quando, como e porquê”, Uma abordagem por meio da racionalidade científi ca (Jonas Fernando Magnabosco), Abordagem da fi sioterapia respiratória e Vestibular no pós-Covid-19 (Nedi Macagnin). Além destas, teve “Treinamento Funcional (Felipe Freitas Araújo e Carlos Henrique Tochetto), Drenagem linfática manual (Mírian Taís Trevisan), Estratégias de reforço do complexo póstero lateral do quadril (Alexandre Marek), Primeiros Socorros (Bruna Lis Briani), Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP) (Márcia Bairros de Castro), Abordagem Osteopática nas Disfunções do Diafragma (Petrônio Delgado e Raquel Presotto), e Pilates kids (Vanessa Dembinski).