21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Ensino

UFFS retorna as atividades totalmente presenciais

Cerca de 1700 alunos voltam as salas de aula nesta terça-feira, 1º de fevereiro, após períodos de atividades on-line

teste
Cerca de 1700 alunos voltam as salas de aula nesta terça-feira, 1º de fevereiro
Por Taiane do Carmo
Foto Divulgação UFFS Erechim

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim, retorna nesta terça-feira (1º) com as atividades totalmente presenciais na instituição. Ainda no dia 17 de janeiro, os setores começaram a atender de forma presencial das 7h30 às 13h30, com possibilidade de escalonamneto entre os servidores. Conforme a organização, cerca de 1700 estudantes dos cursos de graduação envolvendo bacharelado e licenciatura retornarão ao Campus.

Subplano de segurança contra a Covid-19

De acordo com a adminstração do Campus, a universidade publicou um subplano para o retorno seguro das atividades, incluindo exigência do comprovante vacinal dos alunos, servidores, terceirizados e comunidade externa. Nele, há orientações específicas sobre as aulas, estágios, agendamentos de atividades em auditórios, laboratórios e ainda como agir em casos de testagem positiva para a Covid-19 ou sintomas gripais.

Para os alunos que precisam de transporte coletivo, a linha de ônibus urbano para o Campus, já foi restabelecida e pode ser conferida no site da instituição, assim como o subplano. A universidade orienta para que a comunidade escolar observe as normas de biosegurança para o bom funcionamento das aulas.

Volta das atividades

Segundo o diretor do Campus de Erechim, Luís Fernando da Silva, a decisão de voltar às aulas presenciais, foi decidida pelo Conselho de Campus ainda no ano passado e reavaliada no dia 24 de janeiro. “Decidimos retornar com o Campus na sua integralidade, porque além dos estudos, temos a necessidade de colocar em funcionamento diferentes serviços, como a cantina, restaurante universitário e o próprio serviço de transporte, isso demanda a presença de pessoas . Isso também viabiliza economicamente esses serviços”, explica.

Medidas de segurança

Conforme ele, todos os protocolos de segurança serão aplicados, sejam institucionais ou estabelecidos pelo conselho de Campus. “Entre eles, temos o distanciamento social, a necessidade do uso de márcara, distanciamento nas salas de aulas, nos expaços externos além da obrigatoriedade da vacinação para todos que frequentarem o Campus. Essa foi uma exigência estabelecida pelo Conselho Universitário e acatado pelo nosso Conselho de Campus”, explana.

Atividades on-line

A universidade ainda manterá algumas atividades on-line, principalmente as aulas nos casos em que professores possuirem algum tipo de comorbidade e solicitarem esse regime de trabalho remoto. “Mas não somente nesses casos, alguns professores residem com pessoas que têm comorbidades e que fazem parte do grupo de risco, nestas situações, as aulas podem ser ministradas de forma virtual”, frisa.

Conforme o diretor, as aulas ficaram suspensas na universidade devido a pandemia da Covid-19, de março à setembro de 2020. As atividades remotas, foram aplicadas em outubro de 2020. Agora o Campus retorna em sua integralidade nesta terça-feira dia 1º de fevereiro.

 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas

;