25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Turismo

Linha Turismo: passeios culturais acontecem a partir de junho em Erechim

O roteiro “Vivências do Erechim Rural” possibilitará aos participantes desfrutar das tradições culturais do povo gaúcho

teste
O roteiro turístico acontece a partir de junho e prossegue até agosto
Por Taiane do Carmo
Foto Divulgação

A partir de junho, a comunidade regional terá a oportunidade de desfrutar das maravilhas culturais de Erechim por meio da Linha Turismo “Vivências do Erechim Rural”. A programação que conta com passeios turísticos no interior, para desfrutar da cultura típica italiana com saborosos cafés coloniais e  degustação de pratos tradicionais, será marcada com animações de artistas locais, apresentações de grupos etnicos nas propriedades de visitação e ainda a presença de um condutor de turismo durante os trajetos.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo Emerson Schelski de Erechim, os roteiros turísticos estão acontecendo desde janeiro e o principal objetivo é incentivar o trabalho dos agricultores e produtores rurais da região. “Esse projeto realizado pela Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo em parceria com a Emater-RS/Ascar, visa apoiar os produtores rurais, profissionais da cultura, além de ser uma forma de divulgação dos artistas e grupos étnicos, influenciando a cultura e suas raízes”,destaca.

Organização

Para a realização dos passeios culturais é necessário ter no mínimo 30 inscritos para a organização “A Linha Turismo é baseada na Lei Municipal Nº 6.470/2018, que tem o objetivo de incentivar o turismo rural. O valor pago pelos participantes será diretamente nas propriedades rurais e o valor não fica para o município, será todo destinado aos produtores”, explica.

O deslocamento dos grupos que será realizada por meio de um ônibus, e toda a estrutura necessária está sendo organizada pela equipe da secretaria. “Essa ação é muito merecida pelas pessoas que trabalham no meio rural, pois existe uma dedicação muito grande das famílias que recebem os turistas, seja na contação da história daquela propriedade, nas receitas e preparações dos pratos e até o acolhimento dos visitantes”, frisa o secretário.

Participação

Os interessados em participar dos passeios que acontecerão a cada 15 dias, nas sextas-feiras e domingos, devem entrar em contato com a secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo para serem informados dos procedimentos, assim como a documentação necessária. “É importante que as pessoas participem, nos últimos dois anos, principalmente os produtores que vivem do turismo foram afetados pela pandemia. Essa retomada que oportuniza o público ir até as propriedades rurais, comprar os produtos e divulgar o comércio local, é essencial para a economia; pois além do incentivo os produtores, permite essa vivência cultural, além de uma experiência agradável dentro da nossa região”, declara.

Programação

Lançamento: 5 de junho (Domingo)

Valor: R$ 85

Horário de saída: 15h

Local da saída: Praça Júlio de Castilhos – frente a Casa do Artesanato

Inscrições: (54) 3520-7044 (Telefone e WhatsApp)

Roteiro: Agroindústria Balat; Campo do Ferri – Comunidade do Jaguaretê; Café Andreola e Villa Trentin (dependendo da data escolhida)

Local do Café

5 de junho - Villa Trentin

19 de junho - Café Andreola

3 de julho - Villa Trentin

17 de julho - Café Andreola

31 de julho - Villa Trentin

14 de agosto - Café Andreola

28 de agosto - Villa Trentin

 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas