25°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Erechim

Candidatas à rainha da Frinape 2022 participam de palestra

teste
Palestrante Henrique Trizoto falando para as candidatas, princesas étnicas e prenda
Por Assessoria de Comunicação
Foto Divulgação

Mais um sábado de muito conhecimento. Assim foi o dia 18 de junho para as candidatas à rainha da Frinape 2022, Princesas Étnicas, Princesa Nativa e Prenda. Durante toda a manhã, elas participaram de palestra sobre conhecimentos gerais e história regional com o coordenador do Arquivo Histórico Municipal Juarez Miguel Illa Font, Henrique Trizoto, que é mestre em Ciências Humanas pela Universidade Federal da Fronteira Sul Campus de Erechim e doutorando em História. O objetivo desta atividade, que integra a programação do Concurso de Escolha da Soberana da Frinape 2022, é preparar as candidatas para a prova escrita que será realizada no dia 9 de julho. O encontro foi no Pólo de Cultura.

A atividade foi organizada pela Comissão Social da Frinape 2022, coordenada por Denise Sponchiado e Deunice Pezzin Fiebig. A mestre de cerimônias foi a professora Sônia Zakrzevski. Também participaram da programação demais integrantes da Comissão Social. Prestigiou o evento a rainha da Frinape 2018, Talita Lorenzetti, que, mais uma vez, conversou com as candidatas sobre como foi a sua experiência no concurso, como podem ficar tranquilas nas provas, repassando serenidade e toda a sua vivência. Antes do encerramento, o presidente da Accie, Fábio Vendruscolo, falou com as candidatas, princesas étnicas e prenda da Frinape 2022 sobre o dia do desfile de passarela, a importância das torcidas, mesmo que não contem pontos para a candidata, e como está sendo preparado este grande dia, que, na sua avaliação, “será uma grande festa. Elas jamais esquecerão”.

Processos históricos

Henrique Trizoto deu uma aula sobre história de Erechim e da região, ao longo destes mais de 100 anos, focando nos processos históricos e fazendo uma reflexão sobre cada um. Abordou a vinda dos povos do outro lado do oceano para o Brasil e para a região do Alto Uruguai, a miscigenação de grupos humanos vindos dos mais diferentes lugares, a convivência com os índios, caboclos e negros e a dificuldades encontradas especialmente com relação à comunicação em outros idiomas, a ocupação e colonização, a influência da doutrina positivista na colonização e o papel da Comissão de Terras.

Ele também explanou sobre as primeiras riquezas da região, os pinheiros e a erva-mate, os ciclos econômicos que impulsionaram o desenvolvimento, o ciclo da madeira e do trigo à industrialização, com a criação do Distrito Industrial, e as mudanças no perfil da cidade com a vinda da BR 153. Ele ainda falou sobre o traçado e planejamento urbano que diferencia Erechim da maioria das cidades do interior gaúcho.

Vestidos

Antes do encerramento foram entregues para as candidatas os vestidos que elas usarão no desfile de passarela para os jurados, dia 20 de agosto, no Salão de Eventos da URI Erechim. A definição das cores dos vestidos de cada uma foi feita por sorteio.

A primeira avaliação das candidatas acontece no dia 25 de junho, das 9h às 12h, no Pólo de Cultura. Será a entrevista cultural e o teste de vídeo com o corpo de jurados.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas