20°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Rural

Prevenção ao câncer de mama e protagonismo feminino marcam evento da Cooperalfa

O médico, Marcelo Pedrollo, e a sexóloga, Joleide Pezzenatto, interagiram com as participantes por meio de assuntos orientativos

teste
Mais de 350 mulheres participaram da palestra intitulada “O encanto de ser mulher”
Mais de 350 mulheres participaram da palestra intitulada “O encanto de ser mulher”
Por Emerson Carniel
Foto Djone Bald

Mais de 350 mulheres de toda a região participaram de palestras voltadas para a prevenção do câncer de mama e protagonismo feminino. O evento foi realizado na tarde de quinta-feira (19), nas termas de Três arroios.

Exames preventivos

O médico, Marcelo Pedrollo, iniciou as atividades sobre a importância da realização de exames periódicos para prevenir o câncer de mama e de colo de útero. Segundo Pedrollo, se for diagnosticado precocemente, essas doenças tem uma taxa de cura de 90% e 100%, respectivamente. “Por isso a importância desse trabalho de prevenção com as mulheres, para que elas realizem a mamografia e o preventivo conforme as especificações do Ministério da Saúde e das entidades de ginecologia e obstetrícia”, comentou.

O engajamento do gênero no cuidado com a saúde aumentou após a pandemia da Covid-19. “Foram diagnosticados casos mais avançados do que o normal, por causa da pandemia, muitos preventivos não foram realizados, mas agora as mulheres estão se engajando novamente, realizando exames de rastreio e procurando se cuidar mais”, falou Pedrollo.

Resgate do amor-próprio

Na sequência, a sexóloga, Joleide Pezzenatto, abordou o resgate e a essência do amor-próprio com atividades interativas junto às participantes. A palestra teve como tema "O encanto de ser mulher". “O encanto é saber que ela pode ser mulher, com leveza e com responsabilidade, tendo seu papel de volta na sociedade sem olhar de julgamento”, afirmou Joleide.

Segundo a sexóloga, o bem-estar é conquistado durante o dia a dia. “A gente precisa de energia e foco. Quando você deseja alguma coisa você se dedica, se esforça, acorda cedo, lê um livro a mais, vai em busca. E para resgatar a essência também exige isso”.

Cooperativismo

O momento também reforçou o cuidado diário com a saúde da mulher e a aproximação junto ao cooperativismo.

“Um dos grandes diferenciais da Cooperalfa é sempre o foco nas pessoas, não somente a parte econômica, mas a parte social e a questão de desenvolvimento de pessoas. Um dos princípios do cooperativismo é estar inserido nas comunidades e a Alfa faz muito bem esse trabalho de estar inserido com projetos como a Alfa Mulher, Alfa Jovens, QT De Olho que são programas de desenvolvimento e ajudam muito na gestão das propriedades rurais”, explicou o segundo vice-presidente da Cooperalfa, Edilamar Wons.

Para o gerente da Cooperalfa de Erechim, Eudes Biavatti, “esse evento realizado aqui em Três Arroios com a participação dos municípios de Barão de Cotegipe, Paulo Bento, Severiano de Almeida, Erechim e outras cidades do entorno fez com que várias mulheres vieram para cá para buscar conhecimento e trabalhar essa parte da prevenção”.

Parceria

O evento foi organizado pela Cooperalfa e pela prefeitura de Três arroios. Durante a tarde, a Secretaria Municipal de Saúde esteve realizando alguns testes rápidos e medição de pressão. O prefeito de Três Arroios, Carlos Burille, ressaltou a importância do evento. “Nada melhor que um dia como esse para mostrar a importância da mulher na região e sua atuação no campo”.

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas