Mais de 350 mulheres de toda a região participaram de palestras voltadas para a prevenção do câncer de mama e protagonismo feminino. O evento foi realizado na tarde de quinta-feira (19), nas termas de Três arroios.
Exames preventivos
O médico, Marcelo Pedrollo, iniciou as atividades sobre a importância da realização de exames periódicos para prevenir o câncer de mama e de colo de útero. Segundo Pedrollo, se for diagnosticado precocemente, essas doenças tem uma taxa de cura de 90% e 100%, respectivamente. “Por isso a importância desse trabalho de prevenção com as mulheres, para que elas realizem a mamografia e o preventivo conforme as especificações do Ministério da Saúde e das entidades de ginecologia e obstetrícia”, comentou.
O engajamento do gênero no cuidado com a saúde aumentou após a pandemia da Covid-19. “Foram diagnosticados casos mais avançados do que o normal, por causa da pandemia, muitos preventivos não foram realizados, mas agora as mulheres estão se engajando novamente, realizando exames de rastreio e procurando se cuidar mais”, falou Pedrollo.
Resgate do amor-próprio
Na sequência, a sexóloga, Joleide Pezzenatto, abordou o resgate e a essência do amor-próprio com atividades interativas junto às participantes. A palestra teve como tema "O encanto de ser mulher". “O encanto é saber que ela pode ser mulher, com leveza e com responsabilidade, tendo seu papel de volta na sociedade sem olhar de julgamento”, afirmou Joleide.
Segundo a sexóloga, o bem-estar é conquistado durante o dia a dia. “A gente precisa de energia e foco. Quando você deseja alguma coisa você se dedica, se esforça, acorda cedo, lê um livro a mais, vai em busca. E para resgatar a essência também exige isso”.
Cooperativismo
O momento também reforçou o cuidado diário com a saúde da mulher e a aproximação junto ao cooperativismo.
“Um dos grandes diferenciais da Cooperalfa é sempre o foco nas pessoas, não somente a parte econômica, mas a parte social e a questão de desenvolvimento de pessoas. Um dos princípios do cooperativismo é estar inserido nas comunidades e a Alfa faz muito bem esse trabalho de estar inserido com projetos como a Alfa Mulher, Alfa Jovens, QT De Olho que são programas de desenvolvimento e ajudam muito na gestão das propriedades rurais”, explicou o segundo vice-presidente da Cooperalfa, Edilamar Wons.
Para o gerente da Cooperalfa de Erechim, Eudes Biavatti, “esse evento realizado aqui em Três Arroios com a participação dos municípios de Barão de Cotegipe, Paulo Bento, Severiano de Almeida, Erechim e outras cidades do entorno fez com que várias mulheres vieram para cá para buscar conhecimento e trabalhar essa parte da prevenção”.
Parceria
O evento foi organizado pela Cooperalfa e pela prefeitura de Três arroios. Durante a tarde, a Secretaria Municipal de Saúde esteve realizando alguns testes rápidos e medição de pressão. O prefeito de Três Arroios, Carlos Burille, ressaltou a importância do evento. “Nada melhor que um dia como esse para mostrar a importância da mulher na região e sua atuação no campo”.