20°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Rural

Dois representantes do SUTRAF-AU participam da Conferência Nacional da Juventude

Na etapa estadual SUTRAF-AU contou com 13 delegados. Diversas pautas foram apresentadas e devem ser levadas para discussão em nível nacional

teste
13 delegados do SUTRA-AU participaram da Conferência estadual da Juventude
Por Assessoria de comunicação
Foto Divulgação

Dois jovens representantes do SUTRAF-AU – Sindicato Unificado dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Alto Uruguai sendo, Adair Prichoa e Andressa Paula Tiburski, do município de Áurea, foram eleitos como delegados estarão representando a região na Conferência Nacional da Juventude.

 
No último fim de semana ocorreu a 4ª Conferência Estadual de Juventude do Rio Grande do Sul, na Escola Júlio de Castilhos de Porto Alegre, contando com a participação de 13 delegados do SUTRAF-AU. "Do SUTRAF estávamos em 13 delegados, mas a FETRAF/RS estava com um total de 28 delegados, sendo 26 da sociedade civil e dois do poder público. Conseguimos eleger 9 delegados da sociedade civil e um do poder público pela FETRAF para a etapa nacional", conta Prichoa.

 
A conferência proporciona o debate e a participação sobre o que a juventude quer para o Brasil. Ao todo o RS elegeu 62 delegados para etapa nacional, respeitando a composição étnico-racial de, no mínimo, 13 delegados pretos e pardos e 1 delegado indígena, além disso a composição da delegação observou parâmetros com representantes do poder público, étnico-racial, de paridade de gênero e de idade.

 
As propostas e resoluções da etapa nacional servirão de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Juventude. "Conseguimos aprovar algumas propostas na parte de sustentabilidade, meio ambiente, desporto e lazer. Uma das ideias é de que o agricultor tenha direito a um salário mínimo ao ano, pois o agricultor não tem férias, décimo terceiro e o trabalhador urbano trabalha 11 meses e recebe por 13, seria uma ajuda do governo para os agricultores, sabemos que estamos só no início, mas isso são políticas públicas que estão sendo construídas e que a juventude pode levar para frente", finalizou Adair.

 
A Conferência Nacional da Juventude ocorre em Brasília de 14 a 17 de dezembro com o tema "Reconstruir no Presente, Construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver".

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas