19°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Ensino

Cônsul Geral da Itália em Porto Alegre deseja fortalecer parceria com a URI

O desejo foi manifestado por Valério Caruso, que esteve em Erechim entre os dias 18 a 20 de novembro, para uma série de encontros que tinham como objetivo principal a interiorização dos serviços do consulado

teste
Cônsul manteve encontro com lideranças da Universidade.JPG
Por Assessoria de Comunicação
Foto Divulgação

A realização do Festival de Cinema Italiano, que está ocorrendo até sexta-feira, 24, no Auditório da URI, pode ser a primeira iniciativa de uma grande parceria que está sendo encaminhada entre o Consulado Geral da Itália no Rio Grande do Sul com a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. 

O desejo foi manifestado pelo Cônsul Geral da Itália em Porto Alegre, Valério Caruso, que esteve em Erechim entre os dias 18 a 20 de novembro, para uma série de encontros que tinham como objetivo principal a interiorização dos serviços do consulado.

Um dos encontros do Cônsul teve lugar no Salão Nobre da URI Erechim, quando Valério Caruso foi recebido pelo Reitor Arnaldo Nogaro, o Diretor-Geral do Câmpus, Paulo Roberto Giollo, o Diretor Acadêmico, Adilson Luís Stankiewicz, o Diretor Administrativo, Paulo José Sponchiado, entre outras lideranças da Universidade. A Agente Consular da Itália em Erechim, Gertrudes Reolon Castilhos, também acompanhou o Cônsul na visita à Universidade. 

Conforme o Cônsul, a URI tem todas as condições para estar presente na difusão da cultura italiana, uma vez que a região do Alto Uruguai representa uma das que mais possui descendentes desta etnia em todo o Rio Grande do Sul. Valério Caruso conheceu a estrutura do Centro de Línguas da URI e vislumbra que a Universidade estenda o ensino da língua italiana, por meio de uma parceria do consulado, disponibilizando professores para atuar junto ao Centro de Línguas. 

Além disso, o próprio Cônsul se responsabilizou em reativar os intercâmbios com as universidades italianas, que foram praticamente suspensos em função da pandemia, estabelecendo, inclusive, novas Universidades além das já existentes. Esses intercâmbios têm o objetivo de que acadêmicos da URI possam complementar seus estudos nos mais diferentes campos do conhecimento, e que também universitários italianos possam vir estudar um semestre na URI. “O mundo de hoje é globalizado e nós precisamos contribuir para que os estudantes possam enriquecer seus estudos em universidades reconhecidas mundialmente”, destacou o Cônsul. 

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas