20°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Ensino

Curso de Extensão em Homeopatia na Agricultura e Ambiente encerra com apresentação de estudos de caso na UFFS

O curso visa difundir conhecimentos sobre a homeopatia entre as pessoas participantes, com um olhar especial às famílias agricultoras

teste
Curso de Extensão
Por Assessoria de Comunicação
Foto Divulgação

Acontece na próxima terça-feira (28), a última etapa do Curso de Extensão em Homeopatia na Agricultura e Ambiente. A atividade será realizada na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erexim, para 67 agricultoras, agricultores, estudantes universitários e profissionais de diversas áreas, que integram a terceira turma, habilitados para concluir o curso mediante apresentação de estudos de casos sobre a aplicação de homeopatia em plantas, animais e ambientes.

Com 160hs de duração, o curso de extensão visa difundir conhecimentos sobre a homeopatia entre as pessoas participantes, com um olhar especial às famílias agricultoras, para que possam produzir alimentos livres de resíduos químicos, de maneira mais autônoma e com custo de tratamento praticamente zero.


De acordo com Tatira Cira Deboni, engenheira agrônoma e professora doutora pela UFFS, o propósito de realizar o curso de homeopatia é o fortalecimento desta ciência em toda a região do Alto Uruguai Gaúcho. “Esperamos que todas as pessoas participantes possam aplicar a homeopatia em seus meios e restabeleçam a saúde dos ambientes e de seus envolvidos. Que sejam autônomas e não dependam mais de empresas e vendedores”, completa Tatira.

A homeopatia vem sendo construída dentro do campo popular e agroecológico como uma prática sustentável para o equilíbrio da vida nos agroecossistemas. Ela pode ser utilizada de forma livre, segura e soberana, fortalecendo a independência das pessoas em suas unidades produtivas, oportunizando sustentabilidade, equilíbrio, saúde e produção agroecológica.


Geneci Ribeiro dos Santos, dirigente estadual do movimento de mulheres camponesas e agricultora agroecologista afirmou que o curso de homeopatia tem sido uma ferramenta muito importante para a sua vida e o seu trabalho, pois permitiu aprofundar os conhecimentos nos princípios desta ciência que possui a arte de curar. “A homeopatia tem permitido diminuir os custos com a compra de medicamentos e desta forma, diminuir o uso de agrotóxicos, proporcionando às famílias produzir alimentos mais saudáveis e com isso ter uma maior e melhor consciência ecológica e permitir que famílias camponesas possam cuidar mais do ambiente e dos recursos naturais”, explica.

Renda e autonomia

O assessor do CAPA Erexim, Vitor Hugo Hollas, um dos responsáveis pela coordenação e organização do curso, destaca a sua importância para a autonomia e geração de renda das famílias envolvidas, principalmente para às mulheres, maioria na formação. “As vantagens da utilização da homeopatia são muitas. A segurança do tratamento é importantíssima, o custo é muito baixo, o domínio do tema têm sido enorme, a independência gerada nas pessoas participantes para praticar a homeopatia, desenvolver medicamentos e dominar a temática têm sido muito gratificante. É animador ver os impactos causados em todo o agroecossistema, tanto na produção vegetal, de animais, como no ambiente da unidade produtiva, nas pessoas e famílias. Os resultados são surpreendentes”, conclui. 

Promoção

O curso é promovido pela Fundação Luterana de Diaconia (FLD), através do seu programa Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA núcleo Erexim), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erexim, Cresol Base Alto Uruguai, Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Centro de Tecnologias Alternativas Populares (CETAP) e Sindicato Unificado dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Alto Uruguai (Sutraf-AU).

Serviço

Encerramento do Curso de Extensão em Homeopatia na Agricultura e Ambiente
Data: 28 de novembro de 2023
Local: Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim

Contatos:
Rocheli Wachholz – Assessora de Comunicação FLD (53) 99122 4491
Vitor Hugo Hollas - Coordenador do Curso (54) 98405 1229
* Utilizamos Erexim com ‘x’ em respeito a origem indígena da palavra - do tupi-guarani significa Campo Pequeno.

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas