Quem faz parte da família marista ou está iniciando este ano sua jornada enquanto educador, já sabe que a acolhida afetuosa e a formação e qualificação dos profissionais que atuam nas instituições maristas são premissas básicas e fundamentais. Dessa forma, de 5 a 9 de fevereiro, os educadores do Colégio Marista Medianeira participaram da Jornada Pedagógica 2024/1, que trouxe como tema “O amor por ensinar é o princípio de tudo”.
Nos dois primeiros dias de jornada, houve um momento inicial de acolhida e formação para os novos educadores, em que foi abordado sobre o Instituto Marista, seu surgimento e sua atuação no mundo; a história de seu fundador, São Marcelino Champagnat, sobre os valores maristas e sobre a proposta de educação e formação integral que embasa o Colégio Marista Medianeira. No dia 7, foi o momento de receber todos os colaboradores do Colégio, que atualmente somam cerca de 130 pessoas, entre professores e funcionários. Neste momento, foi realizada uma oração e reflexão sobre o Início do Ano Letivo e uma formação ministrada pela equipe do grupo de Identidade, Missão e Vocação do Marista Brasil, na presença do responsável pela área de IMV no Escritório de Curitiba, Olavo Chicoski, e da assessora do IMV no Escritório de Porto Alegre, Karen Theline, sobre Currículo Marista, Cuidado Integral e Desenvolvimento Socioemocional.
No mesmo dia, os educadores da área pedagógica e administrativa participaram de uma palestra online com a professora Dra. Luciana Brentano, coordenadora e professora da Pós-Graduação em Educação Bilíngue e Cognição e da Pós-graduação em Neurocognição e Aprendizagem, ambas na Faculdade IENH (Novo Hamburgo-RS), sobre Educação Bilíngue na escola. Luciana é Doutora em Psicolinguística e Mestre em Letras. Realizou doutorado-sanduíche na Universidade da Califórnia, Irvine, num dos maiores laboratórios de Bilinguismo e Cognição dos EUA, coordenado pela Dra. Judith Kroll. É especialista em Educação Bilíngue, em Neurocognição e Aprendizagem e em Aprendizagem de Línguas Estrangeiras.
Também houve um momento de escuta sobre o Marista Brasil e a Internacionalização, com Luciana Drumond, responsável pelo setor de Internacionalização do marista Brasil, e Rafael Lamanatto, Analista de Língua Inglesa do Marista Brasil. As professoras da Educação Infantil também tiveram um momento de fala de discussão a respeito da Educação Bilíngue e de planejamento das ações por níveis, conduzido pelos convidados.
“Momentos de formação pedagógica contribuem de maneira significativa para aprimorar o conhecimento profissional dos docentes. Dentre os objetivos que ensejam, pode-se elencar, por exemplo, a facilitação e ampliação da capacidade reflexiva sobre as práticas cotidianas em sala de aula, inclusive, elevando-as a uma consciência coletiva. Além disso, a relevância do tempo destinado ao trabalho pedagógico – e não somente em sala de aula -, torna-se essencial para efetivar a garantia da qualidade educacional oferecida pelas instituições de ensino, em especial, no Colégio Marista Medianeira. Para 2024, certamente, o cenário apresentar-se-á mais intenso, carregando consigo uma série de oportunidades. Portanto, será indispensável circundar as mais completas e explorar cada uma delas, buscando as melhores alternativas. Neste contexto, a educação (em sua essência educativa) tornar-se-á elemento gerador de soluções e ajudará as gerações futuras a abraçar mentalidades e conjuntos de habilidades – das mais simples às mais sofisticadas, destacou a professora de Produção Textual do 9º ano e Ensino Médio, de Língua Portuguesa e Literatura do Ensino Médio, e do itinerário de Escrita Argumentativa, Flavia Krug.
No dia 8, os professores dos Anos Finais e Ensino Médio participaram de uma oficina prática para a exploração das atualizações do Sistema Marista de Educação, que foi conduzida pela equipe da Gerência Nacional e Regional do Marista Brasil, em parceria com a Equipe da Editora FTD. No mesmo dia, as professoras da Educação Infantil, dos Anos Iniciais e os monitores de aprendizagem do Turno Regular e Integral participaram do Curso de extensão “Transições e Continuidades: a(s) infância(s) entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. A atividade foi realizada em parceria com o curso de pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim e teve a participação da professora Dr. Niqueli Streck Machado, de Santa Cruz do Sul, da professora Dr. Flávia Burdzinski de Souza e da psicóloga doutoranda Fabíola Giacomini; além de uma extensa programação de oficinas, rodas de conversa e relatos de experiência. A Diretora do Marista Medianeira, Cheila Milczarek, foi mediadora das palestras. Na mesma tarde, o grupo participou da palestra “Quais as condições para ser criança hoje? Reflexões sobre a(s) infância(s) e o futuro”, com profª Fabíola Giacomini.
Para a nova professora do 4º ano EF do Marista Medianeira, Juliana Minella, “os momentos de acolhida e formação possibilitaram compreender que o projeto educativo que a escola oferece possui pilares voltados para o engajamento dos educadores, bem como, à cognição socioemocional. Encontrei educadores comprometidos, um sentimento de pertencer a um grupo com valores de simplicidade, humildade, solidariedade e modéstia. As expectativas para 2024 são de um ano incrível, de conexões ricas, muitas descobertas, integrações, partilhas e muitos momentos significativos”.
Também no dia 8, os professores dos 4ºs e 5ºs anos, dos Anos Finais, do Ensino Médio e demais educadores da área pedagógica e administrativa do Colégio participaram de uma Formação sobre o Planejamento Estratégico do Brasil Marista, ministrada pela Diretora, Cheila, e pela Vice-diretora, Lizandra. Após este momento, o mesmo grupo realizou uma vivência de retomada dos conceitos que sustentam o carisma, a espiritualidade marista e a sua atuação institucional, com o convidado e palestrante motivacional, Gustavo Balbinot.
No último dia de formação, 9/2, os professores e educadores da área pedagógica realizaram o planejamento das atividades do Ano Letivo e a organização dos espaços para receberem os estudantes na próxima semana. As aulas iniciam no dia 14 de fevereiro para os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio; no dia 15 para os estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental; e no dia 19 para os estudantes da Educação Infantil e do Turno Integral, com horário diferenciado para a adaptação escolar.
“Os momentos de cultivo da espiritualidade, durante a jornada pedagógica, refletiram o espírito presente no grupo dos educadores no início das atividades do ano letivo: sensibilizar os corações e abrir as mentes para educar com amor e afeto, inspirados em São Marcelino Champagnat e na Boa Mãe”, finalizou o Coordenador de Pastoral do Colégio, Cezar Menegat.