Instituído como política pública de incentivo às mulheres produtoras rurais, o Encontro da Mulher Rural Erechinense chega neste ano a 27ª edição, promovida pela Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, EMATER/RS-ASCAR e Associação Mulheres Rurais Erechim.
Na tarde desta terça-feira (20), o vice-prefeito de Erechim, Flávio Tirello, o secretário de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, William Racoski, a gerente regional da Emater, Fernanda Tacca Angonese e o chefe do Escritório Municipal da Emater, Adriano Szynkaruk, receberam no Salão Nobre, as líderes das comunidades que realizam o trabalho de mobilização para o evento que vai acontecer no dia 10 de março de 2024 na Comunidade Rio Tigre, como um dia de conhecimento, alegria e integração.
EMATER/RS-ASCAR
A gerente regional da Emater, Fernanda Tacca Angonese, falou da relação das produtoras com as extensionistas da Emater. “Historicamente a Emater vem trabalhando com as mulheres nas diversas atividades educativas, de saúde, de alimentação e congregam no Dia da Mulher, como um momento festivo e de reflexão da importância da mulher nas famílias e nas comunidades”, comentou.
O chefe do Escritório Municipal da Emater, Adriano Szynkaruk, parabenizou a Administração Municipal por ter instituído o evento como uma política pública, que desde o ano passado é amparado por uma Lei Municipal, com investimentos destinados à sua realização.
Prefeitura de Erechim
O secretário de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, William Racoski, explicou um pouco a organização do evento. “Neste dia, teremos o transporte que vai buscar as mulheres nas comunidades, teremos o momento de conhecimento, a alimentação e a animação para ser um evento completo”, comentou.
O vice-prefeito Flávio Tirello, reforçou a importância da parceria da Prefeitura, Emater e das líderes das comunidades para cumprir o objetivo do evento. “Nós contamos com vocês para mobilizar, para multiplicar o convite às amigas, vizinhas e todas produtoras rurais das comunidades do interior do Erechim. Com certeza, teremos mais um evento de conhecimento e festivo para as mulheres rurais erechinenses”, destacou.
Programação
8h30 – Recepção
9h – Abertura
9h30 – Palestra sobre a Saúde da Mulher
10h30 – Palestra sobre o Enfrentamento a Violência contra Mulher
12h – Almoço
13h30 – Animação com Márcio Rech