De norte a sul, as bandeirinhas coloridas enfeitam os municípios brasileiros em celebração à festa junina. O Dia de São João, comemorado ontem, 24, leva o nome de um santo que viveu no mesmo período de Jesus Cristo. Para a Igreja Católica, João foi um dos profetas da antiguidade, reconhecido pela realização de batismos no Rio Jordão.
Nesse cenário de festividade, o jornal Bom Dia esteve acompanhando a experiência da Linha Turismo Erechim no último sábado, 22, com o 2º Arraiá no Sítio Paraíso Encantado, no Distrito de Jaguaretê.
A viagem
Com saída em frente à Prefeitura, a rota de 22 km foi apresentada pela condutora da Linha Turismo Erechim, Neiva Gotz. Durante o trajeto, ela instruiu os passageiros sobre as viagens, roteiros futuros e o que seria encontrado no destino.
Na chegada ao local, os participantes foram recepcionados e direcionados ao sítio pela anfitriã, Ilda Ferri. No sítio, os visitantes puderam ter contato com os animais da propriedade, conhecer o Museu Colonial, usar o campo de futebol e aproveitar os brinquedos disponíveis no espaço.
Culinária
Conhecido pelas comidas típicas, o Arraiá contou com uma mesa farta de alimentos preparados pelos integrantes do sítio, oferecendo quentão, chá, pipoca doce, pinhão na chapa e na água, pé-de-moleque, carapinha, fregolá, cachorro-quente, bolacha caseira, bolo de milho, bolo de banana e batata-doce assada.
Primeiro evento após as enchentes
Segundo Ilda, o evento marcou a retomada dos trabalhos com o turismo no sítio, após as chuvas de maio causarem estragos severos na propriedade. “A chuva destruiu grande parte, ou quase por total, a área do camping. O campo, o parquinho das crianças, tudo foi completamente destruído e não conseguimos retornar cedo porque não parava de chover”, compartilha.
A experiência
A turismóloga da Prefeitura de Erechim, Michele Sansigolo, explicou que os roteiros e atrações são pensados em harmonia com o estilo de cada propriedade, buscando alcançar variados públicos. Ao receberem da população a procura por festividades juninas, decidiram implementar a atividade no Sítio Paraíso Encantado. “Aqui é um lugar mais rústico, interior e o pessoal gosta de retornar às raízes. Por isso, pensamos que seria uma boa opção”, evidencia.
Com alcance aos municípios vizinhos, o passeio contou com visitantes de Áurea e Passo Fundo. A turismóloga Marciele Kolberg e o empresário do ramo de turismo rural João Fabiano estiveram acompanhando o roteiro pela primeira vez na Linha Turismo Erechim e comentaram a experiência remeteu lembranças do período da infância. “Parece que estou na casa da minha avó. Muitas crianças que não tiveram essa experiência podem ter a possibilidade de vivê-la e, para quem já teve isso na infância, é impossível não lembrar estando aqui”, diz Marciele.
Retorno
Ao final da tarde, o transporte retornou com os passageiros para o ponto de partida. Os interessados em participar das experiências podem acompanhar as rotas pelo Instagram @turismoerechim ou entrar em contato pelo telefone 3520-7044.