“Produção e distribuição de sabões para populações em situação de vulnerabilidade e risco social” é o projeto de extensão coordenado pela professora Marilia Sfreddo com a participação da bolsista Rachel Guerrato, acadêmica do curso de Engenharia de Alimentos do IFRS Campus Erechim, distribuiu mais de 700 sabões em barras para famílias atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, entre os dias 10 de maio e 03 de junho. As doações foram realizadas nos pavilhões da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE), local que concentrou donativos e ações de voluntariado na cidade.
As barras de sabão foram incluídas na montagem dos kits de material de limpeza por voluntários, uma barra para cada um, assim mais de 700 famílias receberam o sabão produzido pelo projeto. Durante a distribuição, a coordenadora e a bolsista relataram a urgência e a dinâmica de trabalho no centro de recolhimento, uma vez que ao chegarem com os sabões, eram rapidamente recebidos e arranjados nos kits de produtos de limpeza, pelos voluntários. Em poucos minutos, centenas de barras de sabão foram embaladas para distribuição.
Além do sabão, a bolsista Rachel elaborou bilhetes, escritos de próprio punho, com uma breve mensagem de esperança para quem recebesse o kit: “Esperamos que tudo fique bem logo! Estamos todos torcendo por vocês!”.
Projeto sustentável
As barras de sabão foram produzidas a partir do aproveitamento de óleo de cozinha utilizado em frituras alimentícias, doado pela entidade parceira do projeto, a Panificadora Delicatta. O resíduo, quando descartado incorretamente, resulta em diversos problemas ambientais. No entanto, ao ser transformado em sabão pelo processo de saponificação, torna-se mais biodegradável e funcional para limpeza de superfícies, roupas e utensílios.
Além de contribuírem para a higienização de centenas de casas, as ações do projeto evitaram assim que dezenas de litros de um potente poluidor de águas e do solo, como é o óleo de fritura, fosse descartado no ambiente.