21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Ensino

Conheça as escolas vencedoras do Desafio Regional de Robótica 2024

Além da disputa de robôs, o evento foi um momento destinado para a troca de conhecimentos e ideias inovadoras

teste
Escola Helvética fica em primeiro lugar na disputa sumô
Escolas públicas e privadas de Erechim e região participaram da competição
Por Gabriela de Freitas
Foto Márcio Mach e Escola Helvética

Nos dias 16 e 17 de agosto, o Polo de Cultura de Erechim foi palco do Desafio Regional de Robótica 2024, um evento que movimentou a cidade e atraiu um público diversificado e entusiasmado. Com a participação de diversas escolas das redes públicas e privadas de Erechim e região, a ocasião se consolidou como um marco na promoção da tecnologia e da inovação entre jovens estudantes.

A Competição

Mini-arenas foram montadas no Polo de Cultura, as disputas ocorreram em duas modalidades: a de estourar balões dos adversários e a competição de sumô. Durante os dois dias de evento, as equipes competiram intensamente, avançando nas chaves classificatórias. A Escola Helvética se destacou ao conquistar o primeiro lugar na modalidade sumô.

“As competições foram acompanhadas por uma rica troca de experiências entre os participantes, reforçando o espírito de coleguismo e aprendizado mútuo”, complementa o Diretor de Robótica Educacional de Erechim e coordenador da atividade, Márcio Mach.

Escolas Participantes

Entre as instituições que marcaram presença no evento estavam o Colégio Haidée, Colégio Marista Medianeira, Colégio Franciscano São José, EMEF Agrícola de Áurea, Escola Estadual Helvética, E-Tec Mach, IFRS, Robótica Erechim, SENAI e Escola Básica da URI. Cada uma delas trouxe equipes preparadas, que demonstraram talento e criatividade nas competições.

Resultados e Premiação

No desafio de estourar balões, o SENAI conquistou o primeiro lugar, seguido pelo Colégio Franciscano São José e pelo IFRS Campus Erechim, que ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente. Já na modalidade sumô, a Escola Estadual Helvética garantiu o primeiro lugar, o Colégio Marista Medianeira ficou com a segunda posição, e o Colégio Franciscano São José em terceiro.

 

O Diretor, Márcio Mach, destacou a importância do evento como um festival de inovação e camaradagem. Ele agradeceu a todos os envolvidos na organização, desde professores até os alunos, pelo empenho em proporcionar um espetáculo tecnológico e educativo. "O público certamente se encantou com este mundo de tecnologia que vem ganhando espaço na área educacional, preparando nossos jovens para um futuro que já é hoje", afirmou.

 

Escola Helvética vence a etapa do sumô

O professor Coriolanu Thill e o ex-aluno e auxiliar técnico Kevin Benincá desenvolvem projetos de robótica desde 2018 em um espaço maker na Escola Helvética, e enxergam com grande entusiasmo o empenho dos estudantes em desenvolver as atividades propostas e a vontade de participar de eventos deste porte.
Estudantes participantes: Caroline Alves Maia, Manuela Silveira, Thayna Maria, Ynae Hochmann Alves, Araceli Merlin Domingues, Eduardo Manfroi, Erica Gabrielly Pires Lopes, Kamily Vitoria Godoy, Kauan de Camargo Bento, Marco Aurelio Ferla, Vinicius Alexandre Cancian Farikoski, Yasmin de Souza Lemos, Guilherme de Vargas Ramos, Isabela Silveira, Mateus Henrique Barbosa e João Vitor da Silva Cardoso.

Leia também

Publicidade

Blog dos Colunistas

;