21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Estado

Presidente da Famurs participa do balanço das ações do Ministério da Reconstrução do RS

Apresentação das medidas foi realizado na manhã desta quarta-feira (11/09), em Porto Alegre. Ministério deixa de existir e ações serão assumidas por secretaria extraordinária da Casa Civil

teste
Presidente da Famurs e prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda: “Até aqui, vencemos uma etapa
Por Assessoria
Foto Divulgação

O presidente da Famurs e prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, participou da apresentação do balanço das ações da Secretaria de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, criada em maio pelo governo federal, com status de ministério, para centralizar a coordenação das ações federais após os eventos climáticos extremos de abril e maio. O evento, realizado em Porto Alegre, contou com a presença dos ministros da Reconstrução, Paulo Pimenta, e da Casa Civil, Rui Costa, além do governador do Estado, Eduardo Leite, nesta quarta-feira, 11 de setembro.

Na oportunidade, Arruda agradeceu o trabalho de todos que atuaram no ministério e somaram para que o RS superasse um momento tão difícil, que deixou marcas na história do estado. Durante seu discurso, destacou a importância da união dos governos federal, estadual e municipal, lembrando também da ajuda de toda a população brasileira, fundamental para que a população gaúcha conseguisse passar por um momento desafiador. 

“Precisamos continuar nessa caminhada. Até aqui, vencemos uma etapa que foi tão importante para  a gente avançar. Foi no desafio de cada entidade de tentar buscar soluções lá na ponta que avançamos. A gente conseguiu construir até aqui um grande legado e o grande desafio é o de chagar até o final deste ano com mais avanços e poder projetar 2025, 2026, porque não será em um ano ou dois, o RS terá muitos anos de desafios, mas não tenho dúvidas que o nosso estado sairá mais forte e os nossos municípios mais preparados”, destacou.

Arruda finalizou parabenizando os presentes pela ajuda enviada ao RS e agradeceu o governo federal pela homenagem realizada ao RS no desfile de 7 de Setembro, em Brasília. “A gente vai fazer valer a ajuda de cada um de vocês, que ajudaram os nossos cidadãos gaúchos a se reerguerem e mostrar esse Rio Grande do Sul que nos orgulha e que vai, sim, estar mais preparado, mais resiliente para as mudanças climáticas, seja estiagem, seja enxurrada”, declarou.

 

Secretaria de Apoio à Reconstrução

A Medida Provisória que instituiu a Secretaria de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul perde a validade nesta quinta-feira (12/09). A partir da data, a secretaria deixa de ter status de ministério e passa a ser vinculada à Casa Civil, com previsão de funcionar até 20 de dezembro. A pasta, antes comandada pelo ministro Paulo Pimenta – que retorna para Secretaria da Comunicação Social (Secom) –, agora será assumida pela secretaria de Comunicação Institucional na Secom, Maneco Hassen, ex-presidente da Famurs e ex-prefeito de Taquari.

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas