O 3º Webinar Técnico do Projeto ABC+ tratou na quarta-feira (25) de "Estratégias para expandir o uso de bioinsumos na agricultura". O convidado desta vez foi o Diretor Executivo da Associação Nacional dos Produtores e Importadores de Inoculantes, Solon Cordeiro de Araújo.
O Projeto ABC+ tem como objetivo reduzir a emissão de gazes do efeito estufa produzidos em decorrência das práticas agrícolas, além de aumentar a produtividade e renda dos agricultores. O diretor Técnico da Emater/RS-Ascar, Claudinei Baldissera, falou na abertura do webinar sobre a importância do Projeto ABC+ para a cultura de grãos do Estado. “Estimativa de mais de 8 milhões de grãos a serem cultivados na safra de verão, então vejam a importância que é debater o Projeto ABC”, disse.
Também esteve presente no evento, o presidente da Emater/RS e superintendente-geral da Ascar, Luciano Schwerz, que destacou os bioinsumos como uma tecnologia promissora. “O tema bioinsumos traz uma tecnologia que agrega aos nossos produtores o aumento do potencial produtivo, e maior resiliência para o sistema produtivo, por isso eu entendo e destaco a importância da qualificação e desses momentos de capacitação dos nossos colegas extensionistas, nossos agricultores e todos que nos acompanham”, disse.
Já o secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Clair Kuhn, comentou que a temática dos bioinsumos vem se destacando nos últimos anos no meio rural. “Vem crescendo a utilização dos bioinsumos, e se eles crescem no meio rural é porque traz rentabilidade, e se traz rentabilidade e ainda tem a sustentabilidade ambiental, certamente é um programa que nós temos que incentivar”, disse o secretário.
O coordenador do Comitê Gestor Estadual do Plano ABC+RS, Jackson Freitas Brilhante, enalteceu a utilização dos bioinsumos como uma forma de tecnologia mais sustentável e econômica para os produtores. “Esse projeto da Emater é estratégico. Nós precisamos fomentar a adoção dessas tecnologias do Plano ABC+, bioinsumos é uma delas. Hoje no nosso Estado, temos a meta de expandir cerca de em um milhão de hectares com a adoção de bioinsumos, que é uma tecnologia barata e que começou aqui no Rio Grande do Sul”, ressaltou.
Durante a palestra, o convidado Solon comentou a trajetória que o projeto teve para que sua criação fosse possível. “Eu tive a sorte e a felicidade de participar das primeiras reuniões para organização do Programa ABC+, pelo Ministério da Agricultura, há muitos anos atrás em Brasília, e hoje eu estou vendo que aquela semente germinou e se está trazendo os conhecimentos e as diretrizes daquele programa para a parte prática”, afirmou.
A gravação completa do 3º Webinar Técnico do Projeto ABC+ está disponível no canal da Emater/RS-Ascar no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=TfLoLX8WtqQ
Os próximos webinares serão nos dias 30 de outubro e 27 de novembro.