Na quarta-feira (06), estudantes e professores de Erechim e região participaram da etapa regional da Mostra Científica das Escolas Estaduais 2024, realizada na UFFS. O evento apresentou 18 projetos científicos e artístico-científicos, com o tema "Futuros equânimes: tecnologia, equidade e sustentabilidade".
A edição deste ano ocorreu em duas fases: regional e estadual. A fase regional teve início com a etapa escolar, onde as escolas estaduais realizaram mostras com projetos de estudantes do ensino fundamental, médio e profissional. Após avaliação pela banca de professores da 15ª CRE, 18 projetos foram selecionados para a fase regional.
O evento foi encerrado com a cerimônia de premiação, onde todos os estudantes e professores receberam medalhas de participação, bem como foram divulgados os projetos selecionados para a etapa estadual, que receberam um troféu.
Projetos selecionados para a etapa estadual
Modalidade Artístico-científico
- E.E.E.F Victor Issler (Erechim): “Brasil, Cuba e Venezuela: uma jornada pelas diversidades” – Anos Iniciais
- E.E.E.F João XXIII (Maximiliano de Almeida): “Tarsila em preto e branco” – Anos Finais
- E.E.E.M Castro Alves (Machadinho): “Das páginas para as telas: um novo olhar sob Memórias Póstumas de Brás Cubas” – Ensino Médio
Modalidade Científica
- E.E.E.M Prof.ª Fernandina Rigotti (Itatiba do Sul): “Recicla jeans: sacolas retornáveis” – Anos Iniciais
- E.E.E.F Nossa Sra. Das Graças (Marcelino Ramos): “Cerca Sustentável” – Anos Finais
- E.E.E.M Dr. José Bisognin (Severiano de Almeida): “Futuro verde: desafios e soluções sustentáveis” – Ensino Médio
- E.E.N José Bonifácio (Erechim): “Visões além do olhar: uma experiência sensorial da fotografia” – Educação profissional
Sobre a fase estadual
A etapa estadual da Mostra Científica acontecerá de forma presencial em Porto Alegre, nos dias 2 e 4 de dezembro e reunirá projetos de pesquisa e expressões artísticas de diversas escolas do estado. A ocasião contará com uma série de atividades preparatórias e de execução, proporcionando uma experiência única de troca de conhecimento e desenvolvimento científico. Todas as instruções para essas apresentações estão disponíveis no guia da mostra, que pode ser acessado na página da Seduc. (https://portal.educacao.rs.gov.br/mostra-cientifica).