Tradição do Colégio Marista Medianeira, o “Natal Marista” é um evento que reúne estudantes, famílias e educadores em um momento de celebração da fé, da vida e da renovação da esperança, contemplando apresentações artísticas dos estudantes da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, do Grupo Musical, da Pastoral Marista das Infâncias e da Pastoral Juvenil Marista do Colégio. A temática deste ano foi “Família Marista Global vivendo a alegria do Natal", fazendo referência à diversidade de povos e culturas que existem no mundo, a partir da presença marista que se estende pelos 5 continentes do nosso planeta, com a atuação de 600 escolas maristas. O evento aconteceu no CTG Sentinela da Querência, nos dias 3 e 4 de dezembro, contando com a presença de um público estimado de 2 mil pessoas, além daquelas que assistiram via transmissão online, através do Youtube do Colégio.
Para abrir as noites de apresentações, a Diretora do Colégio, Cheila Milczarek, falou um pouco sobre o significado da temática do evento e sobre o legado da comunidade marista no mundo. “Família Marista é uma rede colaborativa presente em 80 países. Irmãos maristas, leigos, leigas e muitas pessoas da comunidade marista se unem para educar e evangelizar crianças, adolescentes e jovens. A missão da família marista global é transformar o mundo por meio da educação. Ela se compromete com a construção de uma sociedade mais justa e fraterna, exercita o espírito de família, de colaboração uns com os outros, de valorização das pessoas e das suas contribuições, e confia na capacidade de cada um em agir de modo responsável. O Espírito de Família é um termo que usamos para descrever a capacidade de unir pessoas diferentes, mas que possuem um sentimento em comum: de fraternidade e de compromisso com o outro.”
Após a fala da Diretora, o Grupo Musical do Colégio e a Pastoral Juvenil Marista iniciaram as apresentações, dançando e cantando pedidos para que o amor, a esperança e a fé se renovem no coração das pessoas. Na primeira noite, 03/12, as crianças do 1º e 2º ano EF seguiram com as apresentações, trazendo ainda mais energia, emoção e vida ao palco do CTG Sentinela da Querência. Durante o espetáculo, a Vice-diretora do Colégio, Lizandra Passini, juntamente aos representantes da Associação de Pais e Mestres (Apamem), do Grêmio Estudantil do Colégio (Gecom), e do irmão marista Canísio Puhl, realizou um momento de alusão ao aniversário de 90 anos do Marista Medianeira, que será celebrado no dia 9 de janeiro de 2025 e contará com diversas atividades especiais ao longo do ano, além de pedir bênçãos a Maria Boa Mãe e a São Marcelino Champagnat para toda a comunidade escolar. A 1ª noite finalizou com a encenação do nascimento de Jesus, realizada pelas crianças, e com um momento de oração que envolveu todo o público presente.
A 2ª noite, 04/12, contou com as apresentações dos estudantes do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental, que protagonizaram momentos de reflexão, música, dança e encenação, fazendo referência à grande família marista global, composta pela diversidade de pessoas unidas em um mesmo propósito: espalhar o amor e a fé através da Educação. Na 2ª noite do evento, também houve o momento de falar sobre as comemorações dos 90 anos do Colégio e de levar até às imagens de Maria Boa Mãe e São Marcelino Champagnat presentes no espaço, um quadro com a fachada do Colégio, pintado pelo Instrutor de Desenho do Colégio, Pedro Lopes.
A noite encerrou com um momento de celebração que reforçou o verdadeiro sentido do Natal, expresso nas palavras do Coordenador de Pastoral do Colégio, Cezar Menegat. “Tenho certeza de que a energia de hoje tocou os nossos corações. Estamos em um tempo de preparo para acolher o nascimento de Jesus e, mesmo diante da diversidade religiosa que temos em relação a forma de celebrar a espiritualidade, sem dúvida, somos tocados pelos sentimentos de amor, fé e alegria. O Natal precisa acontecer todos os dias e nascer nas nossas pequenas felicidades e milagres da vida.”