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Ensino

Escola Dr. Sidney Guerra implementa ações de acolhimento no Ensino Médio em Tempo Integral

Por ser a primeira instituição a adotar o EMTI, será mediadora de uma formação com grupos das escolas que irão implementar a modalidade no próximo ano

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A Escola Estadual Dr Sidney Guerra, de Erechim, realizou esta semana ações de acolhimento voltadas a
Iuri Gabriel Farias Ramos, de 17 anos, e Vitor Gabriel Godinho, de 16 anos, estudantes do Ensino Méd
Na manhã de quinta-feira (5), a coordenadora regional da 15ª CRE, Juliane Bonez, acompanhou a ativid
Por Gabriela de Freitas
Foto Gabriela de Freitas

A Escola Estadual Dr. Sidney Guerra, de Erechim, realizou esta semana ações de acolhimento voltadas ao Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI). Essas ações são conduzidas por um grupo de alunos capacitados, que participaram de um treinamento em Porto Alegre, para se tornarem protagonistas no processo de integração de novos estudantes nas escolas que adotaram o modelo de ensino integral. Entre as instituições que irão implementar o EMTI no próximo ano estão a Escola Estadual de Ensino Médio Irany Jaime Farina e a Escola Estadual Normal José Bonifácio.

A supervisora do Ensino Médio em Tempo Integral, Cleci Luisa Lovera, explicou que a capacitação dos estudantes da Escola Dr. Sidney Guerra teve como objetivo prepará-los para realizar ações de acolhimento direcionadas à equipe escolar, aos colegas e às famílias. Ela ressaltou que o grupo de alunos que participou da formação em Porto Alegre agora tem a responsabilidade de replicar esses conhecimentos nas escolas JB e Irany. "O objetivo é fortalecer a convivência e o suporte dentro da escola", explicou a supervisora.

Durante três dias consecutivos, de 4 a 6 de dezembro, os estudantes participaram da formação, que ocorreu nos horários das 8h30 às 11h e das 13h30 às 17h. Três estudantes de cada uma das escolas, acompanhados por um professor, aplicarão as práticas de acolhimento para garantir uma integração eficaz no início do próximo ano letivo.

O programa não apenas capacita os alunos para desempenharem um papel de acolhimento, mas também visa estimular o protagonismo juvenil, permitindo que os estudantes assumam um papel ativo na criação de um ambiente escolar receptivo. A replicação desse aprendizado nas escolas JB e Irany é uma extensão da metodologia aplicada na Escola Dr. Sidney Guerra, abrangendo um número maior de escolas no processo de transição para o Ensino Médio em Tempo Integral.

Qualificação e integração

A ação de acolhimento faz parte de uma estratégia maior para qualificar o Ensino Médio no estado, integrando competências acadêmicas e socioemocionais. A implementação do programa visa não apenas garantir uma educação de qualidade, mas também promover uma integração eficaz dos alunos à comunidade escolar, favorecendo um ambiente mais colaborativo e respeitoso.

A Coordenadora Regional destaca a importância do programa

Na manhã de quinta-feira (5), a coordenadora regional da 15ª CRE, Juliane Bonez, acompanhou a atividade realizada na Escola Dr. Sidney Guerra e enfatizou a importância do momento. Ela enfatizou que o intuito do programa é colocar os estudantes como protagonistas de seu processo educativo, resgatando os sonhos, muitas vezes perdidos ao longo da escolaridade. Juliane agradeceu às equipes diretivas das escolas pelo empenho no projeto e reconheceu o papel fundamental das lideranças escolares na implementação do ensino integral.

Ela também incentivou os estudantes a compartilharem suas experiências com a comunidade e com seus pais, para que compreendam a relevância do ensino integral, ressaltando que o programa é uma política pública do governo estadual e federal para qualificar a educação.

Jovens Protagonistas compartilham suas experiências

Iuri Gabriel Farias Ramos, de 17 anos, e Vitor Gabriel Godinho, de 16 anos, estudantes do Ensino Médio Integral da Escola Dr. Sidney Guerra, têm sido protagonistas dessa mudança. Eles participam ativamente do projeto que visa acolher e formar estudantes de outras escolas que adotarão o modelo de ensino integral. Em entrevista, eles compartilham como essa experiência tem impactado suas vidas.

Iuri e Vitor comentam que, desde que começaram a participar do projeto, aprenderam a ser líderes e a compartilhar o conhecimento adquirido com outros estudantes. "Começamos nossa formação em Passo Fundo e, depois, em Porto Alegre. A experiência foi uma novidade para nós, mas agora estamos mais preparados para ajudar os colegas das outras escolas", contou Iuri, que está no segundo ano do Ensino Médio.

Vitor também ressaltou a importância dessa vivência: "É muito legal ver como estamos ajudando a espalhar o novo modelo de ensino médio integral. Estamos sendo pioneiros, e isso vai refletir tanto na nossa vida quanto no mercado de trabalho", afirmou. Ambos contaram sobre os desafios iniciais, como Iuri, que pensou em abandonar o ensino integral para trabalhar, mas percebeu os benefícios de continuar, como o diferencial para o seu futuro profissional.

Premiação e Reconhecimento

Recentemente, Iuri e Vitor foram premiados por seu trabalho de formação, o que os motivou ainda mais a continuar disseminando seus conhecimentos. Ambos serão homenageados no evento "Destaques da Educação", promovido pela Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul (Seduc). A cerimônia ocorrerá no dia 9 de dezembro, no Teatro da OSPA, em Porto Alegre. Eles serão reconhecidos por seu papel de liderança no projeto EMTI e por ajudarem na formação de alunos de outras escolas.

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