21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Ensino

Estudantes do Curso Técnico em Química passam por treinamento em prevenção e combate a incêndios

A atividade prática e teórica contou com a presença dos membros da Força Voluntária do Alto Uruguai

teste
Estudantes do curso Técnico em Química participaram de um treinamento focado na prevenção e combate
O treinamento contou com a presença dos membros da Força Voluntária do Alto Uruguai.jpg
A parte prática do treinamento proporcionou aos alunos a oportunidade de vivenciar o combate ao incê
Por Assessoria
Foto Divulgação

Na quinta-feira, 5 de dezembro, estudantes do curso Técnico em Química integrado ao Ensino Médio do IFRS Campus Erechim participaram de um treinamento especial sobre prevenção e combate a incêndios. A atividade foi promovida no âmbito da disciplina "Toxicologia e Segurança no Trabalho", ministrada pela docente Carina Faccio, com o objetivo de capacitar os alunos para lidarem com situações de risco e emergências.

O treinamento contou com a presença dos membros da Força Voluntária do Alto Uruguai: André Ribeiro, Luiz Henrique Gonçalves e Arisson Dalegrave, que conduziram as atividades práticas e teóricas. Durante a formação, os alunos aprenderam sobre conceitos essenciais relacionados ao fogo e aos incêndios, como a diferença entre esses fenômenos e os elementos necessários para a combustão, representados pelo triângulo do fogo.

Os instrutores também explicaram os diversos tipos de combustíveis e as fases que caracterizam um incêndio, falando sobre a importância de entender o processo para agir de forma eficiente no combate ao fogo. A parte teórica abordou ainda os principais métodos utilizados para combater incêndios, incluindo o uso correto de extintores e os diferentes tipos disponíveis, bem como a sinalização adequada e os sistemas de combate a incêndios, como alarmes, detectores, hidrantes, portas corta-fogo e sistemas antipânico.

A parte prática do treinamento proporcionou aos alunos a oportunidade de vivenciar o combate ao incêndio de maneira segura. Foi demonstrado o uso do método de resfriamento com água, e os estudantes puderam manusear a mangueira de incêndio, aprendendo a direcionar o jato de água para o foco do fogo e regular o fluxo conforme a necessidade.

O objetivo da ação visa não apenas formar profissionais mais preparados para lidar com situações de risco, mas também reforçar a importância da segurança no ambiente de trabalho, especialmente em áreas que lidam com substâncias químicas e outros materiais potencialmente perigosos.

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas