21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Ensino

Colégio Marista Medianeira realiza Desafio de Robôs 2024

A competição contou com a participação de instituições de ensino de Erechim e de outras regiões do sul do país

teste
Desafio de Robôs 2024.jpg
Desafio de Robôs 2024 (11).jpg
Desafio de Robôs 2024 (13).jpg
Desafio de Robôs 2024.jpg
Por Assessoria
Foto Divulgação

No Colégio Marista Medianeira, a tecnologia e a inovação estão sempre presentes no cotidiano dos estudantes e educadores. Seja em sala de aula ou em Atividades Complementares, como a Robótica Educacional, as crianças e adolescentes têm a oportunidade de desenvolver habilidades como raciocínio lógico, investigação, trabalho colaborativo, solução de problemas, criatividade e liderança. Dessa forma, para incentivar e promover a aplicação da tecnologia pelos estudantes, o Colégio Marista Medianeira realizou, no dia 7 de dezembro de 2024, das 8h da manhã às 18h da tarde, no Ginásio de Esportes, o Desafio de Robôs 2024.

 

Este ano, devido às enchentes que atingiram o estado do Rio Grande do Sul, não houve o tradicional Festival Marista de Robótica, promovido pelo Marista Brasil. Dessa forma, os colégios maristas tiveram autonomia para organizarem seu próprio evento, se assim, desejassem, e o Marista Medianeira aderiu à ideia, unindo o FMR ao Desafio de Robôs já realizado na escola anualmente, abrindo as inscrições para demais colégios maristas e outras instituições de ensino que quisessem participar. No total, foram cerca de 130 participantes, vindos de 15 instituições de ensino de Erechim e de outras regiões do Sul do Brasil.

 

De acordo com o Instrutor de Robótica do Colégio, Vinícius Trentin “as equipes tinham que realizar missões e tarefas durante o evento, assim, ganhavam pontos e subiam sua classificação no ranking, sendo premiadas com base em seu desempenho. Dentre as tarefas, estavam transportar um objeto de um lugar a outro, girar uma peça rotativa, grudar um imã em uma peça metálica, todos dentro de suas respectivas arenas”.

 

Para o também Instrutor de Robótica do Colégio, Necleto Pansera Jr., organizar o evento é um desafio, mas algo muito prazeroso e que traz muitos aprendizados. “Para os estudantes menores, é um processo de formação estar participando deste tipo de evento, pois é muito importante eles mostrarem para a nossa comunidade o que estão produzindo. Trazer outras equipes para cá mostra também o potencial que Erechim, a nossa escola e a nossa equipe têm de difundir conhecimento e de fornecer um espaço de prática da Robótica para outras escolas e instituições. Os estudantes maiores fazem parte da organização geral, o que é muito importante na formação deles, pois é uma responsabilidade construtiva, que os ajuda a crescerem enquanto estudantes e pessoas. Eles abraçam o universo da tecnologia como um todo, e isso é maravilhoso. Juntos, temos um evento muito legal!”

 

Fabrício Noronha, Instrutor de Robótica do Colégio Marista São Luis, de Santa Cruz do Sul, também contou como é a experiência de participar do Desafio de Robôs. “Estar aqui em Erechim, no Desafio de Robôs, é muito importante, pois como não tivemos o Festival Marista de Robótica, que é um evento que os estudantes aguardam e trabalham o ano todo para participar, é muito satisfatório e uma oportunidade para que eles coloquem em prática seus aprendizados e se divirtam! Eles estão muito empolgados e isso nos deixa muito felizes!”

 

O estudante do 8º ano EF, Samuel Javornik Biason, que representou o Sesi de Erechim, também conta como foi estar presente no evento. “Essa é a primeira vez que eu participo de um torneio de robótica, e está sendo muito bom e muito legal, pois conseguimos socializar e conversar com outras escolas e grupos, conhecendo outras ideias de robôs, aumentando nosso conhecimento. Aprendemos muito e nos divertimos!”

 

Quem também marcou presença no evento e chamou a atenção do público e dos participantes foi o Xamarysko, um cachorro-robô chinês da Pulse - Empresa de Marketing e Inovação, que trouxe uma experiência interativa para as pessoas junto ao Desafio. “Além de apresentar a marca do cliente através da tecnologia e da inovação, o Xamarysko interage com o público, criando memórias afetivas e fazendo com que as pessoas lembrem da marca da empresa e a relacionem com algo inspirador, inusitado e criativo”, explicou o dono da empresa, Patric Strapazzon.

 

Emily Cazuni Dias, estudante do 2º ano EM do Marista Medianeira, que faz robótica há 2 anos, conta como foi a experiência de ajudar na organização da competição. “Foi um grande desafio estar junto na produção do evento, pois, para mim, é algo novo, e conseguir oferecer um espaço bem estruturado, seguro e organizado para que as pessoas possam desenvolver habilidades e explorar a tecnologia e suas facetas é muito gratificante.”

 

Após as partidas, houve o momento final de premiação de cada categoria, nas modalidades Iniciante e Avançado. Cada equipe vencedora levou para casa um troféu, muita experiência e a lembrança de momentos de partilha e amizade.

 

Arieli Kamainski, mãe do estudante marista Gabriel de Mouras, do 7º ano EF, contou que o coração de mãe fica na torcida a cada partida. “É uma satisfação estar aqui acompanhando eles. Foi um ano todo para desenvolverem esse projeto, e chegar neste momento e ver a realização deles, é arrepiante e gratificante. Só temos a agradecer ao colégio e à equipe de robótica.”

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas