21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Ensino

15ª CRE presente na cerimônia de premiação “Destaques da Educação”

O evento homenageou educadores, servidores, estudantes e escolas que foram destaque na Educação Gaúcha em 2024

teste
A celebração ocorreu na casa da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.JPG
Por Assessoria
Foto Divulgação

Em uma noite repleta de homenagens para reconhecer o esforço e a dedicação de estudantes, professores e servidores da Rede Estadual, a Secretaria da Educação (Seduc) organizou e promoveu, na segunda-feira (9/12), a cerimônia de Destaques do Ano 2024. A celebração ocorreu na casa da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), em Porto Alegre, onde o espaço foi preparado com tapete vermelho, troféus e música para celebrar as conquistas acadêmicas, esportivas e as ações transformadoras diante de um ano marcado pelos desafios das enchentes de maio.

O evento contou com a presença de representantes de universidades do Rio Grande do Sul, do Ministério Público, de entidades e instituições parceiras da educação e de secretários de Estado, além dos coordenadores regionais de educação e de lideranças da Seduc.

Com o auditório lotado e a recepção musical da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul, a plateia aplaudiu a entrada dos 50 homenageados, que representaram diferentes áreas de atuação em diversas regiões do Estado, simbolizando a capacidade de superação.

A festa de premiação foi dividida por categorias, começando pelo “Sucesso Estudantil”, que reconheceu os alunos que se destacaram em competições regionais, nacionais e internacionais. Em seguida, foram premiados os estudantes que se distinguiram com iniciativas de transformação social, com o “Protagonismo Jovem”.

A cerimônia também homenageou os jovens talentos do esporte, com o “Sucesso Esportivo”, e o engajamento digital, com a categoria “Destaques nas Redes Sociais”, que valorizou a participação das campanhas de divulgação da Seduc.

Em um segundo momento da cerimônia, os troféus de premiação foram entregues aos professores e gestores, em categorias como “Destaque Nacional”, “Educação Antirracista”, “Atendimento Especializado”, “Alfabetização”, “Mentores Pedagógicos”, “Engajamento Enem” e “Desempenho no IDEB”.

Os prêmios valorizaram as boas práticas pedagógicas e as iniciativas que promovem a equidade no ensino, além de destacar as escolas que alcançaram as melhores notas nas avaliações educacionais e a mobilização para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em 2024, o Rio Grande do Sul alcançou o recorde histórico de inscrições de estudantes da Rede Estadual.

A 15ª CRE esteve presente na cerimônia juntamente com os homenageados da região, para receber o reconhecimento da Secretaria da Educação e dos presentes. Entre as diferentes modalidades que foram destaque em todo o estado, os representantes da CRE foram:

Modalidade Jovens Protagonistas

Iuri Ramos e Vitor Godinho – estudantes da E.E.E.B Dr. Sidney Guerra (Erechim), destaques em ações de acolhimento para novos estudantes no Ensino Médio em Tempo Integral.

 

Destaque Nacional

Josieli Tonin Pagliosa, medalhista de ouro na Olimpíada Brasileira de Professores de Matemática do Ensino Médio. Professora na E.E.N José Bonifácio (Erechim).

 

Modalidade Mentoria Pedagógica

Jaqueline Lúcia Gugel, mentora pedagógica em Erechim e região.

 

 

Melhor evolução do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)

E.E.E.M Inglês de Souza (Charrua), representada pelo diretor, Liberato Perin. Melhor evolução no Ensino Médio.

 

Modalidade Atendimento Educacional Especializado

Aline Miguela Teles, assessora da Educação Especial - 15ª CRE

 

Em meio as emoções de receber um reconhecimento tão importante, a mentora pedagógica, Jaqueline Gugel, relata a honra de ter sido reconhecida como destaque na modalidade. “Esta conquista não é apenas minha, mas o reflexo do trabalho coletivo e da dedicação de tantas pessoas incríveis que caminham ao meu lado, em especial as 8 escolas que realizo a Mentoria. Receber essa homenagem me faz reforçar ainda mais o compromisso com a educação e com o apoio aos professores e estudantes. A excelência alcançada só foi possível graças ao empenho e carinho de cada colega que, com profissionalismo e paixão, contribui diariamente para o sucesso do nosso trabalho”.

Para os estudantes Iuri e Vitor, que além de serem reconhecidos por seus protagonismos, também representaram a Escola Dr. Sidney Guerra, o momento também foi de grande importância. “É uma sensação incrível e única, que com certeza nunca vou esquecer. Acredito que isso vai ser mais um incentivo para continuar nesse projeto querendo cada dia mais ser um jovem protagonista inspirando pessoas. Foi uma grande honra ter ganhado esse reconhecimento que vou levar para minha vida toda”, relata Iuri.

Já para Vitor, o sentimento foi também de acolhimento e alegria. “Estou muito grato por ter recebido essa homenagem, porque foi mais um incentivo para continuar fazendo essas ações que ajudam e ensinam as pessoas. A vinda para Porto Alegre foi muito legal, onde conheci pessoas novas e fiz grandes amizades. Me eu senti muito bem acolhido e feliz”.

“Este importante evento de reconhecimento congratula o trabalho de uma regional comprometida com as aprendizagens. Esse grupo representa a todos e todas que fazem parte da 15ª Coordenadoria Regional de Educação”, pontua a coordenadora da CRE, Juliane Bonez, que acompanhou os homenageados durante o evento.

A titular da pasta, Raquel Teixeira, também prestou suas homenagens após a retrospectiva do ano e cerimônia de premiação. “Apesar de todas as adversidades, temos muito a comemorar. Conseguimos superar as adversidades da catástrofe meteorológica e reconstruir. Os estudantes e professores homenageados aproveitaram as oportunidades que o sistema educacional oferece, com viagens financiadas, intercâmbios e projetos como o HackaTchê. Descobrimos talentos e propiciamos a possibilidade de trocas, de expansão e de crescimento em todas as áreas”, ressaltou a secretária Raquel, parabenizando todo o coletivo da Rede Estadual.

Ao final, A secretária-adjunta da Educação, Stefanie Eskereski, reforçou, ao final da cerimônia, o comprometimento de toda a comunidade escolar, reafirmando que a educação é um processo coletivo, de união de esforços. “Queríamos garantir que a Rede Estadual estivesse bem, acolhida e com boas condições de trabalho. Fizemos tudo o que pudemos, e foi por meio do esforço e engajamento de todos que conseguimos entregar resultados”, ressaltou Stefanie.

 

 

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas