21°C
Erechim,RS
Previsão completa
0°C
Erechim,RS
Previsão completa

Publicidade

Ensino

CEMADEN premia projeto desenvolvido pelos jovens estudantes da região

teste
Premiação do projeto Juventude do Alto Uruguai Gaúcho no enfrentamento aos desastres climáticos Ere
Por Assessoria
Foto Divulgação

Aconteceu na quinta-feira, 05 de dezembro, a premiação da 8ª Campanha "AprenderParaPrevenir", promovida pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - CEMADEN. Durante o evento, foram anunciadas as ações que mais se destacaram em mobilização e inovação. 

O projeto "Juventude do Alto Uruguai Gaúcho no enfrentamento aos desastres climáticos – Erechim/RS" conquistou o primeiro lugar na categoria "Instituto de Ensino Superior" como prática inspiradora. Este projeto de extensão, realizado em 2024, teve como objetivo fortalecer o protagonismo juvenil no enfrentamento aos desastres climáticos.

Participaram do processo jovens de 38 municípios do Norte do RS, com idade entre 15 a 24 anos, incluindo jovens que frequentam o Ensino Médio e jovens universitários. O Projeto foi organizado em três etapas. Na primeira delas, aconteceu a mobilização dos jovens; realização de estudos e investigações sobre a temática nas instituições de ensino; planejamento e organização de atividades para um evento regional.

Na 2ª Etapa foi realizado o XX Fórum de Meio Ambiente da Juventude do Alto Uruguai Gaúcho, um evento delineado para proporcionar a troca de conhecimentos e experiências entre os jovens, por meio da participação em conferências, mesas redondas, minicursos e rodas de conversa. Também houve a definição de objetivos prioritários para a realização de projetos de intervenção envolvendo escolas e comunidades.

Na 3ª Etapa aconteceu a elaboração e implementação de projetos de intervenção, com destaque para o monitoramento participativo do clima, espacialização dos riscos socioambientais nas bacias hidrográficas em que as escolas estão situadas; identificação de vulnerabilidades existentes nas escolas e comunidades. 

O projeto vem contribuindo para mobilizar os jovens e comunidades a identificarem, conhecerem e compreenderem os riscos existentes no seu território, desenvolvendo projetos voltados ao enfrentamento de desastres climáticos, com destaque ao monitoramento do clima. A iniciativa contou com a parceria da 15ª Coordenadoria Regional de Educação e o apoio das instituições que congregam o COMPAM Erechim, Coletivo Educador do Alto Uruguai Gaúcho e SICREDI UniEstados. 

Leia também

Publicidade

Publicidade

Blog dos Colunistas