Com o tema Futuros Equânimes – Tecnologia, Equidade e Sustentabilidade, a Secretaria da Educação (Seduc) realizou, nos dias 10 e 11 de dezembro, a etapa estadual da Mostra Científica Interdisciplinar 2024. O evento, aberto ao público, ocorreu no Instituto de Educação General Flores da Cunha, em Porto Alegre. A iniciativa está em sua segunda edição e se propõe a ser mais do que uma feira de ciência das escolas estaduais. O objetivo do encontro é celebrar o conhecimento em todas as suas formas, incentivando os estudantes a dialogar, explorar e expressar sua paixão pela ciência.
Neste ano, a mostra trouxe à tona os temas contemporâneos, provocando os jovens a refletir sobre os desafios do futuro a partir da interseção entre progresso tecnológico, justiça social e responsabilidade ambiental. Por meio de projetos de pesquisa, estudantes e professores passaram por diferentes fases até chegar na etapa estadual. Além de trabalhos científicos, as propostas também puderam se conectar com expressões artísticas, apresentando uma abordagem prática com elementos visuais, musicais e culturais.
O processo da Mostra Científica Interdisciplinar deste ano começou ainda nas escolas, com atividades organizadas pelas equipes diretivas. Cada instituição classificou entre três e seis trabalhos para seguirem à próxima fase. Na etapa regional, as Coordenadorias Regionais da Educação (CREs) escolheram os projetos que mais se destacaram em cada uma das três modalidades de ensino: Ensino Fundamental 1 (anos iniciais), Ensino Fundamental 2 (regular, integral e Educação de Jovens e Adultos) e Ensino Médio (regular, integral e Educação de Jovens e Adultos).
Na Modalidade Artístico-Científico, os trabalhos apresentados pelas escolas da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) foram: na Escola Estadual de Ensino Fundamental Victor Issler, de Erechim, com o projeto "Brasil, Cuba e Venezuela: uma jornada pelas diversidades" voltado para os Anos Iniciais; na Escola Estadual de Ensino Fundamental João XXIII, de Maximiliano de Almeida, com o trabalho "Tarsila em preto e branco" para os Anos Finais; e na Escola Estadual de Ensino Médio Castro Alves, de Machadinho, com o projeto "Das páginas para as telas: um novo olhar sob Memórias Póstumas de Brás Cubas" no Ensino Médio.
Já na Modalidade Científica, os projetos incluíram: na Escola Estadual de Ensino Médio Professora Fernandina Rigotti, de Itatiba do Sul, o trabalho "Recicla jeans: sacolas retornáveis" voltado para os Anos Iniciais; na Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora das Graças, de Marcelino Ramos, com o projeto "Cerca Sustentável" para os Anos Finais; na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. José Bisognin, de Severiano de Almeida, com o trabalho "Futuro verde: desafios e soluções sustentáveis" voltado para o Ensino Médio; e na Escola Estadual de Ensino Normal José Bonifácio, de Erechim, o projeto "Visões além do olhar: uma experiência sensorial da fotografia" para a Educação Profissional. Todas essas escolas são abrangidas pela 15ª Coordenadoria Regional de Educação.
A etapa estadual envolveu equipes de 161 escolas de todas as 30 CREs. Os grupos foram divididos em painéis com trabalhos de temas similares. Dentro da programação, os projetos foram apresentados para uma banca de avaliadores. Na modalidade Expressão Artístico-Científica, os estudantes fizeram apresentações artísticas como esquetes teatrais, slam, poesia e dança, unindo a arte e o saber científico.